sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Repensar de como desenvolver o segundo turno



O debate do SBT do dia 17/10/2014 entre Aécio Neves e Dilma foi marcado por ataques entre os candidatos desde o campo administrativo, politico ao pessoal, sempre visando a desconstruir a imagem do candidato. Um debate que não foi nem programático, nem propositivo, embora, em alguns momentos se tentou, mas, sem sucesso, devido a candidata Dilma sempre insistir em atacar Aécio.

É lamentável ouvir ou assistir um debate presidencial neste baixo nível, porém, esta é uma estratégia usada pelos candidatos que percebem estarem em desvantagem nas pesquisas.  Por outro lado, ataques de baixo nível acabam gerando respostas na mesma proporção e assim, ocorre um espetáculo degradante que se torna mais uma luta livre do que um debate de dois cidadãos que tem a responsabilidade de governar uma Nação. Este tipo de espetáculo também revela que educação, respeito não tem nada haver com estudo e condição econômica.

Mas, fazendo uma analise fria, será que poderia ser diferente os debates realizados por candidatos no segundo turno? Acredito que não, pois, vários fatores contribuem para que seja sempre de ataques e de baixo nível. alguns fatores colaboram para isto vejamos.

Primeiramente, todo o programa dos candidatos já são expostas e debatidas na disputa eleitoral no primeiro turno. Não há coisas novas a se dizer.

Segundo, no segundo turno o candidato que ganha no primeiro turno procura desestimular os eleitores que não votaram nele para anularem seus votos. Ou seja, quanto mais eleitores deixarem votar melhor para ele.

Terceiro, o tempo é curto para discussão de novas propostas e para promover um debate programático, qualitativo e de alto nível.

Quarto, Quanto mais enrolar e jogar duvidas no eleitor melhor, pois, para o candidato atacado fica mais difícil rebater as mentiras devido ao tempo curto.

Enfim, embora, acredito ser fundamental o segundo turno para dar ao governante maior representatividade e legitimidade e assim não eleger um presidente com um percentual que não representa a metade do eleitorado, este segundo turno deveria ser realizado logo em seguida a divulgação do resultado oficial pelo TSE, sem direito a propaganda eleitoral, liberando ao eleitor o voto facultativo e assim ratificaria a eleição votando entre os dois candidatos mais votados . Assim, evitaríamos este triste circo de ofensas entre as pessoas que não contribui em nada para o Brasil.

Ataíde Lemos

Escritor & Poeta 

Nenhum comentário: