quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Os políticos e os eleitores



Em cada eleição vemos algumas surpresas para melhor, ou seja, realmente, o exercício de votar continuamente leva o eleitor  aprimorar cada vez mais e criar consciência politica a tal ponto que, o que lhe move ao voto não são os argumentos de políticos, o tempo que um candidato tem mais de televisão, nem a influencia da mídia ou dos formadores de opinião, comentaristas políticos, influência das pesquisas, etc. mas sim, a realidade e a consciência de cada eleitor.

O voto do eleitor é dado seguindo lógica que ele avalia a realidade a sua volta. Por isto, é difícil julgar o eleitor como costumamente se procura fazer. Portanto, muitos analistas, comentaristas políticos deveriam refletir mais quando pré-julgam eleitores porque votam contrariamente seus pensamentos. Alias mesmo estes analistas e comentarias políticos tem suas analises muitas vezes, tendenciosas, por comentarem de forma parcial.

Partindo deste pressuposto, qualquer politico deve respeitar o eleitor dos candidatos adversários sem fazerem comentários pejorativos, maldosos, porque muitas vezes, o tiro pode sair pela culatra e dar tiro no próprio pé, pois, suas falas servem para serem usadas através de marketing contra si mesmo.

Muitas destas evidenciam de que o eleitor sabe distinguir uma coisa da outra e que não é desinformado ou ignorante foi observada nestas eleições. Vajamos alguns exemplos:

·         Marina Silva tinha  menos de 2 minutos de televisão e teve mais de 21% dos votos.

·         Em muitos Estados o PT ganhou para presidente e perdeu para governador e aconteceu vice-versa.


·         A quantidade de votos nulos, brancos e abstenções também reflete a opinião dos eleitores. Por falta de opção de candidatos que os representasse o eleitor não votou em ninguém.

·         Os erros gritantes das pesquisas também mostrou que o eleitor não é induzido pelas pesquisas como antes, ou seja, ele vota segundo sua consciência e não para que perda o seu voto.

Portanto, os políticos precisam respeitar mais os eleitores, pois cada vez que eles falam algo que vai contra o eleitor, o maior prejudicado são eles ( políticos) e também estas falas prejudica  de maneira negativa seus candidatos.

Ataíde Lemos

Escritor & Poeta 

Nenhum comentário: