quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Alternância de Poder



A democracia nos oferece a oportunidade de podermos de tempo em tempo irmos às urnas para renovar a classe politica.  Esta é uma prerrogativa que tem como uma das finalidades o egresso de novas lideranças seja por meio de novos políticos que surgem como também à alternância de partidos políticos no Poder.

Pois bem, esta alternância de Poder é fundamental para nós brasileiros e que não podemos abrirmos mão, pois, muitas vezes, é fundamental mudarmos os políticos e não só os políticos, mas, um grupo que nos governa.  

É importante refletir que ao eleger um candidato a presidente, governador ou prefeito o eleitor não está só elegendo uma pessoa, mas um grupo politico, econômico e vários profissionais de todos os segmentos existentes no país. Sendo assim, a renovação do grupo é essencial para que não se crie raízes profundas a tal ponto que, de um bom governo, torna-se um mal que acaba sugando a sociedade pela estrutura que se cria durante anos no Poder.
Às vezes, temos uma ideia errônea de que manter um grupo politico no Poder é bom, já que termos uma visão de retrovisor, ou seja, olhamos para trás e vemos avanços, melhorias e vários benefícios, porém, não conseguimos olhar para frente para percebermos que um outro grupo politico pode fazer algo melhor, até mesmo, porque o natural é sempre aquele que entra fazer mais e melhor do que aquele que está Poder. O eleitor precisa ser consciente que conquistas não se perde. Vou dar um exemplo, um dia os negros foram libertados, alguém imagina que um governo novo poderia revogar e tornar os negros escravos novamente? Portanto, qualquer avanço que se consegue não retrocede, porque vai tornando-se parte da história, da evolução social e cultural da sociedade.

Ainda dou um exemplo da necessidade da alternância de Poder.  Analisamos uma pequena semente uma arvore de grande porte, você planta e com o passar do tempo ela vai criando raízes profundas, se alargando na terra, chegando a tal ponto que começa a infiltrar nos muros, nas casas; provocando riscos para as pessoas, etc. e quando há necessidade de corta-la ocorrem muitos transtornos. Desta mesma forma ocorre acontece com um grupo politico quando permanece no Poder por muito tempo. Cada vez mais, este grupo vai criando meios legais através de leis para permanecer no Poder. Este grupo corrompe Poderes constituídos para que mantenha impune de corrupções. Enfim, se constrói uma ditadura, além de aumentar a corrupção deste grupo governante.

Por isto que a alternância de Poder é fundamental e nós brasileiros não podemos abrir mão deste expediente que a democracia nos oferece, principalmente nos cargos do Poder  Executivo, pois, a alternância no Legislativo acontece de forma gradual e natural, porque em cada nova legislatura as casas legislativas são renovadas em média 40%.

Ataíde Lemos

Escritor & Poeta  

Nenhum comentário: