segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Difícil missão de Aécio Neste segundo turno



Para quais candidatos irão os votos de Marina Silva? Esta é uma incógnita e deve ser uma analise que Dilma e Aécio estão fazendo neste momento. Acredito que para o PT o melhor é Marina Silva, manter-se neutra, já que dificilmente ela o apoiaria, porém,  para Aécio Neves se ela o apoiasse nos palanques é um grande trunfo para sua vitória.

Teoricamente grande parte dos votos de Marina iria para Aécio Neves, já que além dela ter sido a terceira via nestas eleições, existe o fato de muitos eleitores terem feito opção por ela devido a intenção de tirar o PT do Poder.

Diferentemente das de 2010, nestas eleições  de 2014, há uma crise no Brasil, onde os preços das tarifas públicas estão represados; há uma onda inflacionaria; grande parte dos brasileiros encontram-se endividados e por fim, há o escândalos de corrupção na Petrobras por integrantes do governo. Enfim, estes fatores de forma particular em cada eleitor pesarão em seu voto.

Por outro lado, é preciso dizer que uma imensa parte dos brasileiros estão satisfeitos com as politicas públicas sociais realizadas pelo atual governo de Dilma e pelos 12 anos do PT no Poder. É muito comum, ouvir-se dizer “o Brasil avançou muito nestes últimos 12 anos” e o feito de FHC que foi acabar com a inflação não está pesando na decisão dos brasileiros na hora de votar. Em relação à corrupção para parte considerável dos eleitores não tem peso na hora de votar. Os brasileiros que são contra e preocupados com a corrupção é uma parcela inferior aos votos necessários para eleger um presidente.

O brasileiro somente interessa por um passado que o afete no presente, ou seja, quando Lula se elegeu pela primeira vez, o governo do PSDB estava em crise. Havia um grande descredito no governo de FHC por parte dos brasileiros e os eleitores pediam mudanças. O voto em Lula naquela ocasião, na sua maioria foi um voto de protesto, já que votar nele para muitos era um cheque em branco dado ao PT. Pela atual conjuntura Lula tem mais credibilidade do que FHC para a maioria dos eleitores. 

A missão de Aécio Neves neste segundo turno é a difícil tarefa de conquistar aqueles eleitores de Marina Silva que votaram nela por não compactuar com a corrupção do PT nestes 12 anos de governo.  Trocando em miúdos, os votos que Aécio receberá será um voto contra o PT e não que os eleitores gostariam de votar nele; é o famoso voto útil.  Será uma missão complicada para Aécio já que muitos destes mesmos eleitores também não gostam do PSDB. Porém, pode ser que os votos que Marina Silva recebeu não beneficie Aécio como não beneficiou Serra na eleição passada.

Há diversos tipos de eleitores, há os que votam porque simpatizam com determinado candidatos ou partidos; tem aqueles que votam por interesses próprios. Há os eleitores extremamente ideológicos que chegam a serem fundamentalistas; tem os eleitores que possuem  antipatia por determinados candidatos ou partidos e não votam neles de forma alguma; tem o eleitorado que vota por gratidão. Há o eleitor que vota por medo do País retroceder avanços conquistados.  Há também uma parcela do eleitorado que votam estritamente pela questão moral e ética do candidato (esta é uma minoria). Há os eleitores que votam com total descomprometimento. Enfim há uma diversidade de eleitores e isto pesa substancialmente na eleição de um ou outro candidato.

Ataíde Lemos

Escritor & Poeta 

Nenhum comentário: