sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Debate presidencial na Globo




Quem saiu melhor no debate presidencial realizado pela Globo? Eu diria que quem saiu melhor foi aquele que o eleitor já decidiu dele. Porque digo isto? Porque a eleição já está definida, isto é, a grande maioria do eleitorado já tem definido seu candidato, independente o debate realizado.

Para os eleitores de Dilma ela foi a vencedora, para os de Aécio Neves foi ele e para os de Marina Silva acontece o mesmo e até mesmo para os candidatos “nanicos” eles ganharam, ainda que atuam como figurantes no processo eleitoral. Alias, e preciso ressaltar que estes “nanicos” para os seus eleitores. Alias, estes candidatos disputam eleições para  fortalecerem suas bancadas e difundirem suas ideias, neste sentido, é importante a participação deles para a democracia, ainda que as grandes mídias reneguem suas participações.

Comentando sobre o debate presidencial eu digo que não apresentou nada de novo, apenas deu continuidade do debate da Record, no que tange a fala de Levy Fidelix pelos candidatos que defendem o aborto Luciana Genro e Eduardo Jorge, onde houve baixo nível dos três candidatos e que cabe o telespectador avaliar quem está certo e quem está errado sobre o tema abordado.

Já os candidatos com chances reais de se elegerem Dilma, Marina Silva e Aécio Neves não apresentaram nada de novo. Suas falas sempre as mesma, ou seja, aquelas que estamos ouvindo há mais de 90 dias, a Dilma mostrando seus feitos e falando de um Brasil virtual. Marina Silva, abordando sobre a nova politica que ela quer implantar a partir das manifestações de junho e julho e Aécio Neves se dizendo o mais capaz entre os três.

Se eu tivesse algo a destacar do debate algo, foi à fala de Marina Silva ao responder para Aécio Neves quando ele questionou o passado dela com o PT. Quando Aécio questiona a coerência de Marina como politica e participação dela no governo no período do mensalão quando era governo. A resposta de Marina foi fatal ao também relatar o silêncio de Aécio quando FHC comprou os deputados através do mensalão no Congresso Nacional, a sua atuação no mensalão mineiro e questionou Aécio que mesmo com todo este esquema de corrupção do PSDB ainda estar no partido. E ainda Marina o acusou de falso, ou seja, ficar jogando para mídia ser solidário com ela, pelas calunias que vem recebendo do PT e de Dilma, mas ao mesmo tempo, usar deste mesmo expediente para ganhar o seus eleitores.

Esta fala de Marina causou tanto impacto para Aécio Neves, que após estas perguntas sem respostas, Aécio deixou de atacar Marina Silva, por temer mais perguntas e respostas que lhe prejudicaria tirando votos, já que ela teria muita munição caso ela continuasse a ser provocada por ele.

Enfim, este foi o debate sem brilho, sem novidade e que dificilmente alterará o quadro eleitoral, onde devemos ter o segundo turno e acredito que Dilma ficará entre 35 a 39% dos votos. Não podemos esquecer que Dilma é governo e muitos eleitores se sentem beneficiados por ela através do Bolsa Família, do programa Minha Casa Minha Vida, Pró Une que beneficiaram muitos jovem ingressarem nos cursos superiores  e outros programas sociais que favoreceram muitas famílias, portanto,  tudo isto é inegável que lhe proporcionará um grande número de votos. Já quem disputará com ela é uma incógnita, pois, os candidatos estão empatados tecnicamente. Eu ainda acredito que Marina Silva, leva uma pequena vantagem porque o partido de Aécio Neves, o PSDB, possui uma grande rejeição pelo eleitorado e isto pesa, principalmente por aqueles eleitores que frustraram com o PT. Por aqueles eleitores de ideologia de esquerda e que não aceitam a roubalheira praticada por este governo corrupto. Embora, Aécio Neves, não representa o novo  é preciso dizer que ele não está bem em Minas Gerais, já que seu adversário Fernando Pimentel deverá levar a eleição já no primeiro Turno, Enfim, se em Minas foi o berço de Aécio onde conquistou muita projeção nacional e vitórias, hoje Minas pode lhe tirar o segundo lugar na corrida presidencial.

Ataíde Lemos

Escritor & Poeta 

Nenhum comentário: