terça-feira, 24 de setembro de 2013

Ética e idoneidade valores fundamentais para ser politico






Ética e idoneidade valores fundamentais para ser politico

Muitas vezes, quando criticamos a ética e determinados valores, de certas pessoas como, por exemplo, os políticos muitos têm uma resposta pronta: “todos são assim”, ou seja, procura justificar uma atitude sua ou de seu politico, transferindo a responsabilidade para todos ou procurando generalizar a questão.

Pois bem, é verdade, que todo o ser humano tem o bem e o mal dentro de si e que muitas vezes, torna-se vidraça então, fica difícil para atirar pedras nos outros. Porém, se partimos destas primícias, então, nós temos que enfiar a viola no saco e nos omitirmos quanto a estes requisitos fundamentais para votarmos naqueles que vão nos representar no executivo e legislativo?

Porém, é preciso dizer que muitos destes que agem assim, isto é, se justificando desta forma para votar em corruptos e políticos sem ética, falam mal daqueles políticos cujo são seus adversários. Estes mesmos chamam seus adversários de corruptos e sem ética. Ai fica uma pergunta novamente: Porque eles dizem que a questão ética e corrupção não são essenciais nas escolhas procurando nos vendar a imagem que seus aniversários são corrutos e não tem ética?

Há um ditado popular que diz “faça o que eu mando e não faça o que eu faço”. Este ditado deve cair muito bem para não deixarmos ser levado por esta generalização usada por alguns quando teimam e disser que o ser humano é corrupto por natureza e estas balelas. 

Não é porque a pessoa faz algo errado que ela não deve aconselhar as pessoas não fazerem o mesmo, dou como exemplo um fumante. Quantos e quantos fumantes dão conselhos para que as pessoas não fumem, certamente, eles fazem isto por saberem da gravidade que é esta dependência. Portanto, sempre devemos desejar o bem sejam para as pessoas, seja para um País, ainda que um dia tenhamos tropeçado.

Em suma, todos como pessoas de bem que são jamais devem estar de acordo com políticos corruptos e sem ética no poder, ainda que às vezes cometamos alguns deslizes éticos ou mesmo tiramos vantagens de alguma coisa na nossa vida, que faz parte da nossa humanidade, pelo contrário, devemos agir com rigor, com prudência, isto é, caso eu saiba que um politico não é idôneo ou não possui ética para que continuarmos votando nele? Temos que a cada dia procurarmos sermos pessoas melhores e não piores. Não podemos fechar os olhos por aquilo que é mais importante num ser humano é sua idoneidade, que é o respeito e a sua dignidade. Somos responsáveis por aqueles os quais votamos e elegemos e se em muitos casos, temos uma classe politica ruim, queira ou não é o reflexo de parte da sociedade ou por omissão ou por ação mesmo. 

Uma classe politica melhor, somente há quando se tem uma sociedade melhor; uma sociedade mais responsável e mais digna, pois, uma Nação que preze primeiramente valoriza os valores fundamentais do ser humano que são dignidade, ética, idoneidade, etc. e certamente, tem como prioridade em suas escolhas politicas candidatos que possuem estas virtudes e não aqueles que têm falas envolventes; que possuem recursos financeiros para contratar grandes marqueteiros para envolver o eleitor. Alias o volume gasto nas campanhas politicas já servem de indícios para o eleitor ficar com o pé atrás, pois, certamente, este candidato eleito vai pegar de volta todo este gasto e com muito juro por sinal. 

Não deixamos ser envolvidos por aqueles eleitores ou cabos eleitorais que para conquistar votos para seus candidatos, procuram vender a imagem de que corrupção e que ética não são prioridades para a escolha de um candidato nestas próximas eleições, justificando direta ou veladamente que todos são corruptos, etc. 

Ataíde Lemos 
Escritor & Poeta

Nenhum comentário: