quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Olhar crítico da policia e da mídia nas manifestações




Olhar crítico da policia e da mídia nas manifestações

Eu tenho uma mania estranha que é sempre ser o advogado do Diabo, pois, em algumas situações vou contra a maré, ou seja, defendo aqueles que para muitos estão errados.

Pois bem, durante todo este período que vem ocorrendo às manifestações desde junho, e que agora ainda estão havendo, mas com uma pequena quantidade de manifestantes, algumas coisas eu tenho percebido, que são:

·         Primeiro, as manifestações sempre começam pacificas e acabam com violência de ambas as partes.
·         Em varias delas os manifestantes para demostrar paz distribuíram flores aos policiais

·          Os manifestantes caminham rumo a um ponto definido, onde se reúnem para manifestarem e os locais costumam ser: centro da cidade, casas dos poderes como palácio do governo, prefeitura e casas legislativas.


·         Estranhamente, quando chegam nestes locais começam haver os enfrentamentos dos manifestantes com os policiais.

·         As reportagens sempre mostram balas de borrachas, bombas de efeito moral, spray de pimenta sendo lançados nos manifestantes e muita pancadaria por parte da policia.

·           Até hoje os governos sempre falaram e falam que investigarão os excessos da policia, mas até hoje não se noticiou nenhuma punição a policiais.


Enfim, o que percebemos é que os manifestantes podem apanhar das policias e eles não podem reagir a este enfrentamento.

Não estou aqui defendendo bandidos, mas, acho normal que manifestantes cubram os rosto ao partirem para o enfrentamento com as policiais, pois, será que caso estivéssemos nas manifestações apanhando da policia e fossemos reagir transgredindo a lei iriamos estar com o rosto descoberto?

Se de fato, as pessoas tivessem o direito à liberdade de se manifestarem, jamais haveria as cenas que as mídias fazem questão de mostrar dos manifestantes, mas omitem por parte dos policiais.  Estas cenas não haveria porque não teria estas depredações. O povo fariam seus atos e depois iriam embora pacificamente. A questão é que muitas vezes, os policiais podem receber ordens superiores para enfrentar os manifestantes e assim, tirar o foco da opinião pública, procurando jogar-los contra a sociedade.  

Ataíde Lemos 

Nenhum comentário: