domingo, 22 de setembro de 2013

Como votar bem nas próximas eleições




Como votar bem nas próximas eleições

O desejo dos brasileiros é não votar em nenhum politico nas próximas eleições, ou seja, anular, votar em branco ou mesmo não comparecer e depois justificar o voto, porque já não aguenta mais tanta mentira dos políticos, tanta falta de vergonha, de desrespeito com o eleitor e com o País.

Por um lado, este é um voto de protesto pessoal e que se somando a muitos outros, significa dizer que  há uma grande parcela da sociedade estão mandando um recado aos políticos, isto é, que não estão contente como a forma que eles agem no Poder. Porém, é importante ressaltar que os políticos não estão nem ai com o que pensamos em relação a eles, o que eles querem é se eleger e depois governar para os seus. Portanto, este tipo de protesto em nada melhora a classe politica e o Brasil, a não ser a satisfação para aquele que votou desta forma.

Sendo assim, a melhor maneira de votarmos protestando e também contribuindo para termos um País melhor, é votarmos usando o seguindo expediente. Primeiro; antes de escolhermos o candidato, primeiramente, excluindo aqueles em que não votaremos. Segundo; excluirmos os partidos políticos em que não receberá nosso voto. Este fator é fundamental, porque ao elegermos um candidato, também estaremos elegendo um partido político e caso, este partido o qual está inserido o candidato tenha uma grande quantidade de votos, ele faz muitos  deputados e senadores passando ter força política e pode ser aquele que vai governar indiretamente. Vou exemplificar: o eleitor não vota no PT para presidente, mas, elege uma grande bancada de parlamentares do PT quem irá acabar governando indiretamente será o PT. Este é um exemplo, mas vale para todos os partidos políticos  que temos no Brasil atualmente.

Terceiro; após excluir os candidato e também os partidos os quais não receberão nossos votos, devemos excluir os candidatos do legislativo em quem não votaremos, isto é, aqueles candidatos que são fichas sujas. Candidatos que estão com processos em andamentos na justiça para serem cassados. Porque você deve exclui-los da lista? Simplesmente, porque todos os candidatos que são fichas sujas e que estão com processos em andamentos dificilmente o Judiciário vai cassa-los , todos nós já sabemos como a justiça funciona, então, não devemos esperar que ela decida, e sim, nós mesmo cassa-lo por meio do voto.

Quarto; o eleitor deve excluir todos aqueles candidatos cujo exercício da função votou contra a sociedade, por exemplo, aqueles que votaram a favor da não cassação do presidiário Donadoni. Aqueles parlamentares que votaram a favor do que você condena como, por exemplo, o aborto. Candidatos que estiveram a favor dos políticos corruptos. Enfim, todos aqueles parlamentares que estiveram na mídia envolvidos em denuncias e que você julga não merecer seu voto.

 Quinto; após você excluir partidos e candidatos os quais não votará em hipótese alguma, ou seja, ter descartado, primeiramente, procure analisar a vida daqueles que estarão na sua lista de possíveis merecedores de seu voto.  Dois pontos são fundamentais para esta analise; é capacidade e idoneidade do candidato. É fundamental que um politico tenha capacidade para exercer tal função, porque se não tiver será mais um a ser manipulado pelos espertalhões, pois, ainda que uma pessoa seja idônea, pode ser usada pelos políticos de carreira. Por outro lado, se a pessoa não foi idônea, aqui no caso, nem precisa tecer comentário.

Enfim, após toda esta analise e a escolha criteriosa daqueles que receberam seu voto, certamente, você poderá votar de consciência tranquila, pois terá uma certeza, isto é a probabilidade de ter errado seu voto será bem menor e assim, terá muita chance de não perder seu voto.

Ataíde Lemos

Escritor & Poeta 

Nenhum comentário: