segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Literatura em Foco



Literatura em Foco


Você já parou para pensar que uma musica é uma poesia! Que uma peça teatral é feita de um conto, de uma crônica ou mesmo de um romance! Que a novela que você assiste é obra de um escritor ou que muitos filmes são extraídos de livros policiais, romances e de ação! Enfim, a literatura é responsável pelas varias outras expressões de artísticas!

Usando a Bíblia como exemplo da importância da literatura. Ela totaliza 73 livros, divididos em 46 AT e 27 no NT. Ou seja, é uma coletânea de livros entre eles temos contos, crônicas, romance, poesias, frases, fatos históricos... Enfim, Deus escolheu escritores, poetas, historiadores para comunicar-se conosco e, para algumas religiões a Bíblia é a única verdade de fé.

Ainda podemos dizer que a literatura é responsável pela formação social e cultural de um povo. É através do conhecimento que nos tornamos pessoas livres e cidadãos conscientes, portanto, condutores da nossa própria história.

Ainda podemos dizer que a leitura nos proporciona fazermos viagens dentro de nós, trabalha nossas emoções e nos leva realizarmos belos passeios sentimentais. Através da literatura podemos expressar nossos sentimentos à pessoa amada, podemos contemplar a natureza ou exprimir os sentimentos mais íntimos existentes em nosso ser. Ainda, a literatura cura. Quantas vezes, ao lermos um livro de autoajuda ou mesmo uma mensagem, uma poesia sentimos fortalecidos e curados por algum fato ocorrido? Ah! Ia me esquecendo, a literatura enriquece nosso vocabulário com o conhecimento de novas palavras e nos ensina a escrever.

Portanto, cabe a cada um de nós que estamos envolvidos direta ou indiretamente contribuir com nosso tijolinho para que a literatura chegue a todos. Para que as pessoas sejam elas as crianças, os adolescentes, jovens ou adultos adquirem o habito da leitura e somente se cria o habito lendo e divulgando a leitura.

O Brasil é um país continental, com mais de 200 milhões de habitantes, no entanto, o numero de escritores e poetas brasileiros que possuem alguma obra publicada é pequeno em demasia, acredito que o numero não chegue a 0,5% da população brasileira e a venda destes não atingem a metade deste percentual de escritores. A grande maioria dos livros vendidos no Brasil é de autores estrangeiros.

Acredito que esta expressiva venda de livros de autores estrangeiros e poucos de brasileiros está relacionado a falta de habito da leitura, pela ignorância da grande maioria da sociedade sobre a qualidade da literatura brasileira e também porque muitos fazem com que a literatura torne-se algo elitizado e de certa forma, o poder público, os educadores, as editoras e nós escritores temos parcelas de responsabilidade, cada um na sua proporção.

Enfim, há muito que se fazer pela literatura brasileira. Há muito que se fazer para que os brasileiros criem o habito de ler e, somente, poderemos vislumbrar uma mudança quando todos que estão envolvidos com a cultura e especificamente com a literatura, unir-se num grande projeto para a literatura brasileira.

Ataíde Lemos

Escritor & Poeta 

Nenhum comentário: