quinta-feira, 20 de junho de 2013

As manifestações no Brasil I



As manifestações no Brasil I

Toda manifestação popular é um ato politico, no entanto, ele pode ser realizado por Partidos Políticos, no qual suas reivindicações possuem ideologias e que são abraçadas por um segmento da população. Podem ser reivindicação de direitos de grupos de minoria, etc. Mas, também, estes atos podem ser realizados por grupos apartidários, ou seja, pessoas que não defendem nenhuma bandeira de partido.

Penso que estas manifestações que estão ocorrendo em nosso país são manifestações apartidárias e que suas reivindicações estão além dos partidos políticos sejam elas quais forem suas ideologias (esquerda, centro-esquerda, direita, etc.), porque são manifestações que iniciaram com um objetivo concreto que era a questão do aumento da tarifa, mas que ao longo dos atos alcançou grande proporção e varias outras pautas como mostrar aos governantes que os brasileiros estão insatisfeitos com os rumos que o país esta seguindo como os desmandos políticos, a corrupção desenfreada; a falta de saúde, educação, transporte, segurança, sendo que os governantes estão gastando rios de recursos públicos à custa dos brasileiros, enquanto, nós cidadãos estamos morrendo nos hospitais por falta de recursos. Estamos à mercê da violência urbana e rural por falta de segurança. Nós brasileiros temos o mais caro e pior transporte público em relação a vários países.

Estas manifestações são apartidárias porque não está direcionada a este ou aquele partido. Não está direcionada a esta ou aquela ideologia, mas sim, aos governantes em geral, independentes ser partido de oposição ou situação. São direcionados aos políticos (legislativo) que através de um conluio se uniram para apossar do Brasil, ou seja, eles se acham donos do Brasil e nos tratam como massas de manobra em períodos eleitorais para se elegerem e depois nos viram as costas para somar a todos os governantes e nos roubar.

Certamente, estas manifestações, ainda que sejam apartidárias, elas se tornam pluripartidárias, pois esta insatisfação geral atinge a todas as ideologias politicas. Portanto, nestes atos é natural e normal que tenham partidos com suas bandeiras apostas. Neste caso, não se pode dizer que estas manifestações são de esquerda ou de direitas, ainda que possa haver alguns lideres de partidos envolvidos nelas.

O que acredito que deva termos como saldo de todas estas manifestações é a consciência da sociedade que ela tem Poder. É manter ativa esta juventude para que seja a grande representante da sociedade por meio de suas manifestações. Sê diz que é votando que se aprende votar, portanto, é a prática das manifestações populares que o Brasil aprenderá também reivindicar e protestar contra os desmandos da classe politica. Outro saldo positivo destas manifestações deve ser ensinar a sociedade votar com responsabilidade, pois, elegendo bons políticos, certamente, não haverá tantas manifestações politicas não haverá tantos prejuízos sociais e econômicos a todos de um modo geral. Por fim, estas manifestações servem para surgir novas lideranças politicas, pois, o que vemos hoje são políticos de carreira que aprenderam nos enganar, como se diz, “são políticos cobras criadas” que certamente, não trarão mais nada de melhor para o Brasil. São Políticos com validade vencida.

Ataíde Lemos

Escritor & Poeta 

Nenhum comentário: