sexta-feira, 28 de junho de 2013

A saúde pública no Brasil



A saúde pública no Brasil

Gostaria de abordar um pouco sobre a saúde brasileira, já que o tema é longo. Começaria dizendo que hoje uma consulta particular está em torno de R$200,00 a R$400,00 reais. Estas são consultas com especialistas comuns, pois consultar com profissionais renomados nem há como expor aqui.

Aí, a pergunta que fica: porque este absurdo nos preços das consultas e exames médicos particulares. A resposta é obvio e vem da lei do mercado. Tem oferta o preço é baixo, caso não tenha o preço é alto. Porém, em relação à saúde é diferente um pouco e o grande responsável pela falta de oferta é o Estado, que não oferece uma saúde pública de qualidade, ou seja, obriga aquelas pessoas que possui um mínimo a mais de recursos procurarem os serviços privados de saúde e como a demanda torna-se grande o preço é elevado. Afinal saúde não é algo que se possa esperar. Esta é a realidade dos preços altos nas consultas e exames privados.

Também é preciso dizer que o serviço de saúde pública é uma vergonha e que há mais de 20 anos está sendo sucateado. A saúde é um dos serviços públicos onde há o maior índice de corrupção que se estende desde a União até os municípios e é deste a compra de medicamentos, as fraudes no Serviço Único de Saúde (SUS).

O mais vergonhoso é que todas as campanhas eleitorais os políticos usam das mesmas promessas para enganar p eleitor, porém, basta se elegerem para mudarem o foco e deixarem de lado a saúde.

Hoje a saúde pública em todo o território brasileiro é caótica como a falta de leitos, macas, medicamentos de primeiro socorros, falta de médicos e os pacientes agonizando em corredores iguais gados no corredor dos hospitais. Consultas pelo SUS com especialistas, o pacientes às vezes, tem entrar em filas de esperas que chegar até 1 ano para serem atendidos da mesma forma ocorre com os exames.

É por estas e outras que o cidadão brasileiro cansou e está saindo nas ruas protestando. Não é possível o cidadão pagar absurdos de impostos e receber como troca uma saúde de péssima qualidade e em todos os períodos eleitorais esta classe politica vem com as mesmas mentiras enganando o eleitor. Basta de corrupção na saúde. Basta das pessoas ficarem mendigando saúde e morrendo nas filas do SUS, nos corredores de hospitais ou ter que gastar muitas vezes, o que não tem para pagar consultas e exames particulares ou ter que entrar em planos de saúde que são verdadeiras arapucas.

A saúde privada deve ser buscada por pessoas que desejam um tratamento diferenciado, mas não se buscada por aqueles que ou buscam a saúde privada ou morrem ao ter que depender do serviço público.

Ataíde Lemos

Escritor&Poeta 

Um comentário:

Minhas Mensagens disse...

Sem comentários, está um verdadeiro caos, e quem tem Plano de Saúde, para obter a maior parte do que necessita tem que entrar em contato com a ANS (Agência Nacional de Saúde), fora os preços absurdos que pagamos e ainda por cima somente até os 58 anos de idade. E para quem quiser saber, o Corretor ou Consultor de Vendas dos mesmos, não recebem comissões nas vendas para pessoas acima de 59 anos, salvo planos para a segunda e terceira idade. Em São Paulo temos um. Sou Consultora e firmo aqui o que postei. Abraços!