sábado, 27 de setembro de 2014

O jogo politico entre candidatos nas eleições de 2014



 Estamos chegando à reta final de uma eleição tumultuada de escândalos de corrupção. Uma eleição que está sendo pautada não por propostas e projetos políticos, mas, pelos ataques dos candidatos entre si. Mas eu deixo uma pergunta: vocês já viram alguma eleição que não existe esta pratica? Isto é, mentiras e ataques aos adversários? Eu nunca vi.

A eleição é um jogo politico e de interesses de grupos, portanto, ela transcorre de maneira sórdida, onde os candidatos procuram a todo custo desconstruir candidatos concorrentes que estejam liderando as pesquisas. Eleições construídas de maneira demagógica, visando sensibilizar o emocional do eleitor.

Analisando esta eleição presidencial o que observamos. Por um lado está a candidata Dilma, liderando as pesquisas que ao invés de falar de seu plano de governo ataca sistematicamente a segunda colocada. Este fato é atípico, pois, natural é o candidato que lidera pesquisas fazer uma campanha tranquila, expondo seu plano de governo e deixando a briga para os que ocupam os 2º e 3º lugares.

Mas, por que então, a Dilma faz este tipo de campanha atípica? Devido seu grupo saber que caso a segunda colocada Marina silva, vá para o 2º turno, ela é uma candidata mais difícil de ser derrotada, por todo um histórico politico da concorrente; por não ter tantos argumentos para explorar contra a candidata, pela igualdade da disputa que é o segundo turno e por fim, por ser consciente que a rejeição ao PT é grande diante o eleitorado. Ou seja, estes são os fatores básicos que levam a candidata que está em primeiro lugar continuar batendo na 2ª colocada ao invés de fazer uma campanha tranquila deixando a briga entre os 2º e 3º lugar.

 Aécio faz uma campanha típica de quem está em 3º lugar, isto é, procurando de todas as formas conquistar o 2º lugar de Marina Silva e isto se dá por meio de ataques contra ela, visando baixar o índice nas pesquisas de Marina Silva e também faz o mesmo atacando Dilma e o PT. Portanto, Aécio faz a campanha tradicional daquele que está em 3º lugar.

Já Marina Silva, esta sim, está sendo bombardeada, por todos os flancos e que exige uma forte resistência, pois, por um lado, enfrenta os bombardeios de Dilma e por outro, precisa conter os ataques de Aécio. Enfim, uma missão muito difícil para ela, que até o momento tem resistido, ainda que nas ultimes pesquisas elas tenha perdido alguns pontos, mas, nada que a tire do segundo turno.

Em suma, esta é a politica, este é o jogo eleitoral que não tem como ser diferente e que acontece segundo as circunstancia do momento em que o País atravessa. Estamos chegando à reta final e certamente, a artilharia contra Marina Silva será ainda mais intensa por ambos os lados e que ela terá que resistir até o momento final deste primeiro turno que se encerra no domingo próximo.

Ataíde Lemos

Escritor & Poeta 

Nenhum comentário: