sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Coerência politica



Tenho ouvido muito nestas eleições quando um candidato ataca o outro usar a palavra incoerência. Ai vem uma pergunta: o que é falta de coerência politica?

Pois bem, para mim, incoerência é você não assumir uma posição anterior por conveniência, ou dizer algo e fazer outro, segundo seu interesse. Talvez tais atitudes nem seja incoerência, mas sim, falta de caráter de quem age desta forma.

Porém, é preciso dizer que mudar de posição seja politica ou de conceitos pessoais ou mesmo ideológicos não é algo dos fracos, mas dos fortes. Portanto, as mudanças de pensamentos ideológicos ou de conceitos não devem ser vistos como atitude de fraqueza ou de falta de caráter, pelo contrário, pessoas que agem desta forma devem ser ainda mais elogiadas e valorizadas, pois, a vida é assim, e mudar de opiniões, conceitos e mesmo convicções é um ato de crescimento humano, social e politico.

É absolutamente normal um politico diante de uma caminhada mudar suas opiniões e até convicções ideológicas. O extremismo seja por uma corrente ideológica ou por qualquer outra coisa, como credo, raça, etc jamais vai atingir a sabedoria e o crescimento individual politico e muito menos, o Poder, onde é necessário obter um consenso de uma grande maioria de pessoas.  

Foi quando Lula mudou seu discurso de extremista de esquerda que ele obteve apoio de uma grande parcela tanto empresarial quanto dos eleitores em geral que lhe deu a vitória em seu primeiro mandado e é também esta mesma postura de Marina Silva que tem elevado seu nome melhorando seu índice nas pesquisas.


Ataíde Lemos 
Escritor & Poeta 

Nenhum comentário: