quarta-feira, 1 de julho de 2020

Redes sociais e a politica



Ás últimas eleições em 2018 foi marcada pela eleição das redes sociais, onde através dela, candidatos tiveram uma força muito grande em suas campanhas, fato que mudou a história das eleições no Brasil.

O pleito eleitoral realizado em 2018 também tirou da vida pública muitos cacifes políticos que outrora usavam de recursos públicos e de corrupção para manterem seus currais eleitorais. Portanto, na era das redes sociais, mudou-se substancialmente a maneira de como o eleitor se relaciona e tem acesso aos políticos e também suas performance sejam como gestores ou parlamentares. Definitivamente, acabou-se o curral eleitoral e pode-se acompanhar on-line a vida politica, pública e até mesma a privada de um político.

A única forma de retroceder este avanço tecnológico num País democrático é o que muitos parlamentares estão tentando fazer através de criações de leis que limitam o direito de expressão dos cidadãos por meio da censura. No entanto, da mesma forma, que os políticos tentam criar leis para coibir a liberdade da população e a liberdade de expressão existentes, as ferramentas tecnológicas, as redes sociais acabam sufocando estas iniciativas pois, os políticos precisam do eleitorado para continuar na vida pública.

Portanto, não há volta, não tem como neutralizar o avanço tecnológico que está proporcionando esta mudança radical na vida política, social e econômica do mundo. Mais do que a globalização, as redes sociais veio trazer uma novidade que ainda está muito longe do entendimento daqueles políticos que ainda acreditam no curral eleitoral, que ainda acreditam no poder de manipulação através do dinheiro para se perpetuarem no Poder. Hoje o período entre um pleito mantem o mesmo, no entanto, tornou-se muito rápido para o político que tem contato diário com seu eleitor e vice-versa.

As redes sociais estão politizando a sociedade, por possuírem todas as informações de todos os ângulos dos acontecimentos e noticias do mundo politico. Através dela a sociedade pode ter maior capacidade de absorção e depuração das informações. O eleitor não ficou mais preso as mídias tradicionais que sempre impuseram a sua vontade e seus candidatos para ele.

Enfim, o poder das redes sociais no mundo político é tão forte que os próprios (politico) estão preocupados com as mudanças estrutural da forma de fazer política que tentam barra-la. Porém, como colocado acima esta é uma tentativa inútil.

Ataíde Lemos

Nenhum comentário: