segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

O PMDB com a faca e o queijo na mão



O PMDB sempre preferiu um caminho mais curto, um atalho para ser governo, foi assim com Sarney, com Itamar Franco e quando sofreu uma de sua maior derrota ao lançar Ulisses Guimaraes a presidente amargando um triste quarto lugar, tomou por opção ser governo através de candidatos a cargo majoritários fortes. Ou seja, o PMDB, sempre esteve a frente do Executivo indiretamente por ser um partido de grande bancada de parlamentares.

Agora novamente ele tem a possibilidade de assumir a presidência com o vice-presidente Michel Temer, tal qual ocorreu com a renúncia de Fernando Collor de Melo. Alguém acredita que ele vai abrir mão de torna-se presidente? Ou melhor, o PMDB que está com a faca e queijo não mão não vai aproveita-se desta oportunidade?

A grande verdade é que o PT acabou e dificilmente este partido retornará ao patamar que esteve durante estes últimos 12 anos. A tendência dele é se tornar um partido politico pequeno ou no máximo médio. Dificilmente o PT elegerá gestores em Estados ou grandes metrópoles. Todos estes escândalos de corrupção, a inercia do governo de Dilma transformou o PT numa sigla rejeitada pela imensa maioria dos brasileiros. Então volta-se a pergunta: o PMDB, um partido que visa se manter no Poder vai querer se afundar juntamente com o PT, abrindo não desta oportunidade única que ele tem?

Enfim, por tudo que a história mostra em relação ao PMDB, por tudo que sabemos sobre o interesse de Poder que este partido e os políticos e partidos possuem dá para acreditar que o PMDB não vai aproveitar esta oportunidade de assumir a presidência?

Certamente, esta articulação já existe dentro do partido e somente se espera o momento certo para o PMDB, pular fora do barco e deixar Dilma falando sozinha. Irão se aproveitar do apoio que encontrarão do PSDB e do DEM juntamente, com vários outros partidos de oposição e se formarão uma coalisão para que o impitmam de Dilma ocorra em nome da governabilidade.


Ataíde Lemos 

Nenhum comentário: