sábado, 3 de outubro de 2009

Jogos Olímpicos de 2016

















           O projeto elaborado para que a Cidade do Rio de Janeiro fosse contemplada para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, foi aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Há quem diga, que este é um evento onde o governo vai tirar recursos de várias áreas sociais e essenciais, para construir a infra-estrutura dos jogos. Ainda há outros, questionando que tais recursos deveriam ser aplicados numa melhoria da saúde, educação e etc. Enfim, dizem que se vai desperdiçar muito dinheiro, deixando de investir no essencial.


           Pois bem, é preciso analisar este evento de vários outros ângulos, que são certamente muito importantes, tanto em nível econômico quanto cultural, mas principalmente social.

           Primeiramente é preciso entender, que não é o governo quem se beneficia com as Olimpíadas, mas sim a sociedade de um modo geral. O governo é apenas um fomentador e avalista do evento, para que junto com a sociedade empresarial, possa construir a infra-estrutura necessária à sua realização.


            Outro fato que precisa ficar claro, é que a conquista da realização destas Olimpíadas não é de um determinado governo, mas sim um trabalho de Estado. Isto é, a partir de agora, escolhida a Cidade do Rio de Janeiro para sediar esse evento, ele deixa de ter um dono, passando a ser um compromisso de todos os que estiverem ligados ao governo e também à sociedade de um modo geral. Portanto, as Olimpíadas não são um evento partidário, sendo assim, ainda que não se aprove ou goste deste ou daquele governo, é preciso separar o evento das questões políticas.


           Mas voltando aos benefícios das Olimpíadas de 2016, podemos citar que no aspecto econômico ela proporcionará um aumento de empregos, levando a iniciativa privada a investir na construção civil, gerando assim muitos empregos. A rede hoteleira por sua vez também irá empregar mais mão-de-obra. As Olimpíadas também desenvolvem a cultura, afinal é um evento onde há um grande número de turistas do mundo inteiro, o que leva a se promover muitos projetos culturais.


           Porém o grande benefício das Olimpíadas serem realizadas no Brasil está no aspecto social. A maior crítica que se faz ao Brasil em termos de Olimpíadas é quanto ao número inexpressivo de medalhas, já que nosso País é continental e com quase 200 milhões de habitantes, mas sempre com um pífio quadro de medalhas – com exceção das Paraolimpíadas. Infelizmente até hoje a grande deficiência do Brasil de um modo geral, estava na falta de investimento no esporte. Somos um País de grande potencial, no entanto, sem um melhor aproveitamento dos jovens, isto é, sem um incentivo real do Estado à prática de esportes, investindo na busca e formação de talentos em todas as modalidades esportivas. Apenas o futebol tem tido prioridade.


           Acredito que a partir de agora, haverá um investimento maciço no esporte seja em nível Municipal, Estadual ou Federal, na busca de encontrar e promover talentos. Sem dúvida este investimento vai promover o adolescente e o jovem, inclusive ajudando-os a encontrar outras fontes para uma vida saudável, afastando assim muitos jovens das drogas. Enfim, indiretamente esta revolução no esporte que acontecerá a partir de agora, será sem dúvida um trabalho eficiente de prevenção às drogas.


           Em suma, todos nós brasileiros tanto desta quanto da geração futura ganharemos com este mega evento, que será sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Então, cabe a nós investir com entusiasmo e abraçar esta bandeira, arregaçar as mangas e ser um tijolinho, para que estas Olimpíadas possam ser de fato um evento que resgate a auto-estima do povo brasileiro e produza uma geração melhor que a de hoje.


            Ataíde Lemos 
            Revisão: Vera Lucia Cardoso

Nenhum comentário: