segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Um Câncer Chamado Corrupção
















          A maior e mais grave doença que existe no Estado é o câncer chamado corrupção. Esta doença atinge as três esferas de governo, os Três Poderes e vai contaminando todos os escalões da administração pública.

          Há corrupção nas licitações, nas folhas de pagamento, em favorecimentos entre serviços de empresas privadas ao Estado e nos aumentos dos servidores que ocupam cargos de confiança, comissionados devido à “dívida” com os cabos eleitorais. Enfim, são as mais variadas e diversas formas de corrupção, que vão lesando o Estado. Há corrupção em todos os escalões de governo, em todos os Ministérios, Secretarias de Estado e Municipais. São tantos desvios de recursos, que faltam verbas para todos os serviços essenciais como Educação, Saúde, Segurança...

          Hoje a sociedade vive o inusitado, isto é, ela tira parte de seus recursos para pagar impostos e não tem retorno no que de direito teria que receber, por estes tributos pagos ao governo. Se a sociedade quiser ter uma saúde de qualidade precisa pagar novamente. Se quiser ter estradas em boas condições precisa pagar. Se desejar uma educação de melhor qualidade, precisa colocar seus filhos nas escolas privadas. Enfim, são impostos pagos que não retornam em serviços, apenas servem para aumentar o caixa da corrupção e ainda quando estes recursos diminuem, o governo inventa mais impostos para poder mantê-los.

           Pois bem, quem tem melhor condição financeira, consegue se sobrepor a estas carências custeando com seus recursos a ausência do Estado, no entanto, a grande maioria da sociedade que se mantém na base da pirâmide, sofre as conseqüências desta corrupção famigerada.

          É uma vergonha o que estamos vendo ocorrer na saúde, filas enormes nos hospitais, independentemente da cidade em que eles se localizem, sejam elas metrópoles ou seja a mais pequena deste imenso Brasil. Falta tudo, desde os mais simples materiais como o algodão. Não há infra-estrutura nos postos de atendimento, além da falta de médicos. Pessoas e mais pessoas estão morrendo por uma simples dor de barriga pela falta de assistência.

          As assistências sociais de todo País se encontram com falta de medicamentos e sem as mínimas condições de assistir às pessoas carentes que delas necessitam. É comum pessoas recorrerem às assistências sociais e voltarem com as respostas: “não temos medicamentos” ou “não podemos fazer nada”.

          As creches públicas estão uma vergonha em quase todo o País. Falta tudo, desde alimentos até materiais de higiene. Só não faltam funcionários, pois elas são outros cabides de emprego.

          A educação é outra vergonha, com um ensino que a cada ano cai em sua qualidade, formando analfabetos funcionais. As escolas para se manterem funcionando precisam promover eventos para arrecadar recursos. É festinha aqui, festinha acolá, bingos... Embora seja função e obrigação do Estado, são os pais que precisam manter as escolas com a participação financeira, por meio de eventos realizados pelas escolas.

          Enfim, poderia aqui descrever muitas outras mazelas que o País vive devido a este câncer, que ao meu ver, não estaciona e nem tende a melhorar seu quadro clínico, que é a corrupção, um câncer que volto a repetir, está em todos os níveis e esferas de governo. Mas o mais triste da corrupção, é que ela poderia ser amenizada, caso a sociedade acordasse para esta realidade e agisse com mais cidadania, não a aceitando passivamente, mas sim, reagindo por meio de atitudes concretas, como por exemplo o voto, ou exigindo seus direitos e também, cobrando mais ética dos políticos. No entanto, o lamentável é que a corrupção é um desvio de conduta do próprio Ser humano, que tem a tendência de corromper e assim, ela (corrupção) se torna por outro lado difícil de ser tratada.

Ataíde Lemos
Revisão: Vera Lucia Cardoso

3 comentários:

Vera Lúcia disse...

A corrupção política em nosso País causa perplexidade e devastação.Os custos para a sociedade são incalculáveis. Acima de tudo, avulta a sede de poder pelo poder dos políticos, esmagando em suma, toda a sociedade, condenando milhões de brasileiros à miséria,à fome, ao desemprego, à doença, ao desabrigo, privilegiando apenas, aos já arquiprivilegiados. O Brasil abriu-se a uma política de "Terra devastada", que só beneficia ao próprio "desgoverno", a alguns setores dos de cima e aos seus "companheiros de aventuras". Fantásticas fortunas se formaram às custas da miséria de dezenas de milhões de brasileiros. O "capitalismo selvagem" está mais vivo que nunca. Este quadro como pano de fundo, inviabiliza qualquer projeto nacional voltado para o social e para o povo. Os grupos econômicos poderosos fazem a manipulação de nossa economia e promovem a corrupção.
A população está descrente e cançada dessa onda nauseante de corrupção. A sociedade brasileira, precisa de um sinal, que indique que o processo de apuração das denúncias merece crédito. Que a justiça se faça realmente e que não procurem transformar a Nação em um bando de parvos, capazes de engolir qualquer versão que lhes seja apresentada.

Vera Lúcia disse...

A corrupção em nosso País causa perplexidade e devastação. Os políticos parecem déspotas ensandecidos pela sede de poder pelo poder, esmagando a população, principalmente a mais carente, condenando milhões de brasileiros à miséria, à fome, ao desemprêgo, à doença, ao desabrigo, privilegiando apenas aos já arquiprivilegiados. O Brasil abriu-se a uma política de "Terra devastada", que só beneficia ao próprio "desgoverno", a alguns setores dos de cima e aos seus "companheiros de aventuras".
A fumaça negra das denúncias de corrupção que sempre pairou sobre os poderes públicos, ficou densa demais e se espalhou por todas as esferas de governo,instituições governamentais e setores da administração pública. Fantásticas fortunas se formam às custas da miséria de dezenas de milhões de brasileiros. O "capitalismo selvagem" está mais vivo que nunca.
O que podemos constatar, é que os efeitos devastadores da corrupção afetam diretamente o social, pois inviabilizam por falta de verba qualquer projeto nacional voltado para o povo.
O Brasil vive uma crise moral que o está deixando muito mal, tanto interna como externamente, diante das reações inaceitáveis de homens que deveriam zelar pela moralidade dos negócios privados e públicos nacionais.
A população está descrente e cançada dessa onda nauseante de corrupção. A sociedade brasileira, precisa de um sinal, que indique que o processo de apuração de denúncias merece crédito e de que a justiça realmente pune os corruptos.

alice disse...

concordo com você referente a política, sim a corrupção é um câncer