domingo, 6 de setembro de 2009

Frustração pela Falta de Ética no Brasil

          Podemos estar passando por bons momentos financeiros, tudo caminhando bem em termos pessoais e familiares, enfim, termos todos os motivos para estarmos felizes, porém se não estivermos bem emocionalmente, nos sentiremos tristes, vazios e com um sentimento de angústia dentro de nós.
          Pois bem, ultimamente tenho percebido uma comoção geral nas pessoas que amam este País. Nas falas destas pessoas há certa tristeza e falta de entusiasmo quando se fala do Brasil. Parece não haver nada a se comemorar, ainda que o governo diga que o Brasil já venceu a crise internacional, embora se faça festa com o tal Pré-Sal – fazendo dele um palanque eleitoral. Enfim, nem as notícias ufanistas que o governo tem propagado sobre o Brasil, são motivo de alegria para aqueles que são formadores de opinião da sociedade e que sonham com um País melhor.
          É possível sentir nas palavras ou nos olhos destes formadores de opinião ou de pessoas mais esclarecidas politicamente, que ao falarem de política transmitem uma tristeza pela falta de ética que se alastrou e que está generalizada em todos os Poderes Públicos e em todas as esferas de governo. Algo que parece não ter uma solução em curto prazo, pois cada vez mais, os nossos governantes agem sem ética e nada acontece. Isto tem se tornado comum entre eles.
         Depois do triste episódio ocorrido no Senado Federal ultimamente, onde todas as denúncias feitas contra o Presidente da Casa José Sarney não deram em nada, constatamos que isto provocou grande ressaca e frustração naqueles que desejavam uma mudança de atitude, uma revolução (no bom sentido) em termos de passar o País a limpo.
          Se voltarmos no tempo e analisarmos, observaremos que tudo se deu quando ocorreu a reeleição de Lula. Ali teve início ao que estamos vivendo hoje. Apesar de muito se ter comentado sobre o dossiê do saco de dinheiro em plena campanha eleitoral e sobre tantos outros episódios negros ocorridos na política e mesmo assim Lula ter sido reeleito. Inclusive, escrevi Artigos onde coloquei que a reeleição de Lula era um episódio triste, onde o povo naquele instante avalizava e consagrava a falta de ética no País.
          Quando se reelegeu Lula, juntamente com ele reelegemos todos aqueles que foram protagonistas dos escândalos e da falta de conduta ética na condução do País. Levaram para o comando do País todos aqueles que buscam o poder pelo poder. Lula levou com ele os coronéis da política e se aliou com o que há de pior na classe política. Certamente, o resultado não poderia ser diferente.
          O mais triste e frustrante é que esta falta de ética, ou melhor, todo este estado de coisas, não parece estar no seu ponto final, pelo contrário, hoje somos governados por esta gente que conseguiu construir um poder que os manterão por muitos anos no comando da Nação, destruindo ainda mais o patrimônio moral da sociedade.
          Infelizmente, em um País onde a maioria de seu povo é pobre, miserável, com baixo nível de escolaridade e por conseguinte ignorante (falta de conhecimento) sendo portanto, dependente do Estado para viver, por cada migalha recebida, acaba aplaudindo os detentores do poder e os endeusando.
          Enfim, o que podemos vislumbrar para o futuro, é que a grande parte da população que está apoiando – aquelas que estão sendo beneficiadas com as migalhas do País e aqueles que estão distribuindo estas migalhas – continuarão a defender e elegendo estes políticos e os que desejam um País melhor e mais ético, continuarão nesta frustração por não se conformarem com esta maneira de fazer política.


Ataíde Lemos

Revisão:
Vera Lucia Cardoso

Um comentário:

Vera Lúcia disse...

Um político só se estabelece pelo voto e para acabar com os maus políticos é só não votar neles, mas para isso acontecer, é preciso se educar e esclarecer o povo, para que ele saiba o valor do seu voto e não se deixe enganar por falsas promessas, vendendo seu voto por uma cesta básica ou por um saco de cimento. É claro que os políticos não querem um povo com cultura e consciência política, pois se assim fosse, ninguém votaria nos corruptos que se instalaram em todos os níveis políticos. Uma prova de que o Estado não está preocupado com a Educação no País, é o desprestígio que o profissional da Educação vem sofrendo nos últimos anos, assim como o esvaziamento de conteúdos nos currículos escolares, promovendo um baixo nível no ensino de primeiro grau, principalmente. Aí acontece a política de "pão e circo"...Quando os ânimos começam a se exaltar, colocam um campeonato de futebol, promovem shows de samba ou chamam o Papa. É lamentável.
Penso que os políticos envolvidos em escândalos, processos e corrupção deveriam ser afastados definitivamente da vida política e não só por oito anos. Essa medida já reduziria bastante a falta de ética na política. Só com o voto consciente e com políticos mais bem prepados e honestos poderemos acabar com a corrupção, ter um Brasil melhor e por conseguinte um povo mais feliz.