sábado, 22 de agosto de 2009

O Partido dos Trabalhadores está esfacelando

O PT rasgou a ética, este foi o desabafo do Senador Flavio Arns logo após os petistas absolverem José Sarney, sem ao menos levá-lo ao Conselho de Ética do Senado para que fossem averiguadas as denúncias sobre atos secretos e também pela falta de decoro parlamentar.

Infelizmente, vivemos uma enorme crise política que vem se estendendo há anos e que agora tem seu ápice na Casa do Senado Federal. Parlamentares que viveram muitas crises políticas em tempos remotos, como Pedro Simon, relatam que esta é a pior de todas, pois segundo ele, esta crise política não tem início de fora para dentro do Parlamento, mas sim dentro dele e que se estende sem que se possa saber qual será o resultado final.

Ao que estamos observando pelos acontecimentos, esta crise no Senado terá seu final apenas em 2010, quando os eleitores vão ter a oportunidade de renovar os políticos quase de um modo geral. Enganam-se aqueles que estão acreditando que o povo não tem memória. Que estão acreditando que esta é uma crise passageira. Eleições para Senador, Presidente da República e Governador não são semelhantes a uma eleição proporcional como são as eleições para Deputados. Pelo contrário, são eleitos os que conseguem maior número de votos.

Aloizio Mercadante procurou agir politicamente visando 2010 ao insistir que se deveria abrir pelo menos um processo contra José Sarney, não acredito que isto não tenha sido colocado na bancada petista de Senadores ao decidirem pelo afastamento de Sarney. Pois hoje quase 80% da sociedade, pede seu afastamento e certamente estes políticos que preferiram dar as costas à sociedade pagarão o ônus, como disse Delcidio Amaral (PT-MS). Dificilmente Delcidio voltará como Senador ou consiga eleger-se Governador de Mato Grosso do Sul, como também ocorrerá com Ideli Salvatt. Infelizmente, tais Senadores preferiram cortar o pescoço que ir contra Lula, que não disputa nenhuma eleição em 2010.

Lula fez uma aposta muito perigosa ao desmontar seu Partido e aliar-se aos piores quadros do PMDB. Ao que se desenha, a partir desta crise é que até mesmo o PMDB, em termos de Senado deverá também reduzir seu quadro e assim, aumentar o dos Partidos que defenderam a saída de Sarney e também a reestruturação do Senado.

Certamente o PT paulista será o Partido que perderá muito em relação à representação política nas Casas Legislativas. Os eleitores de São Paulo são mais instruídos e dificilmente apagarão da memória os desvios éticos que vêm ocorrendo no Partido dos Trabalhadores.

Enfim, uma crise política surgida no Senado Federal que parecia ser de fácil solução, pelas mãos de Lula está se transformando num grande imbróglio que vai provocar uma mudança substancial no cenário político de 2010. Lula que através de grande luta no passado conseguiu construir um Partido Político, ao se intrometer, ingerindo-se e medindo forças num Poder institucional independente, está enterrando o próprio Partido por ele fundado. Enfim, ele fundou e ele está afundando.

Com certeza, o que estamos assistindo ocorrer com o Senado e com o PT ainda são acontecimentos preliminares, mas que já nos possibilitam perceber uma grande baixa para a instituição Senado, para o PMDB e também para o PT. E agora com o desligamento de Marina Silva do Partido e lançando-se como candidata à Presidência da República, esfacela ainda mais o Partido, pois certamente ela atrairá para si uma grande militância do PT.

Revisão:
Vera Lucia Cardoso

( Ataíde Lemos )

Um comentário:

Vera Lúcia disse...

Analisando a atual crise que acontece no PT vê-se que a ética deu lugar à conveniência eleitoral. Há uma evidente degradação do Partido, ocasionando deserções como a dos Senadores Marina Silva(AC) e Flavio Arns(PR). Com isso, o Partido está regredindo.
Dentro do Partido há muitas ideologias conflitantes, como as dos setores católico, sindicalistas e entre outras, o stalinismo. O sentido de ética é diferente para cada uma dessas forças, que têm diferentes visões do que é certo ou errado. Um exemplo claro dessas diferenças conceituais, foi o apoio do PT ao arquivamento das denúncias contra Sarney. O PT sempre foi contra Sarney e esse apoio, além de anti-ético é incoerente. O PT atravessa uma grande crise institucional interna. Como o autor do artigo coloca, também acredito que o Partido terá como conseqüência, que pagar um preço alto nas eleições de 20l0.