quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Uma luz na política - a sociedade a se manifestar

O Senado Federal está sob manchetes políticas há várias semanas. Uma crise que parece estar longe do fim, a não ser que a sociedade se mobilize por não suportar mais e resolva tomar uma atitude, a qual seria assumir o comando da situação da crise, para reorganizar e reestruturar essa Casa (Senado), o que é fundamental para manter o equilíbrio entre os entes da Federação.

Infelizmente política é assim: somente com a manifestação da sociedade e das instituições que a representam é que estas podem ser capazes de transformar e mudar o rumo político de um País. Foi assim que ocorreu nas “Diretas Já” e também no episódio dos “Caras Pintadas”. Foram estes movimentos da sociedade que provocaram as mudanças.

Muito embora pareça que a sociedade esteja dormindo quanto aos fatos que estão ocorrendo no Senado Federal, ela está é se organizando. Já há movimentos marcados como o da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e também há outras entidades que estão se articulando para promoverem atos públicos em várias cidades do País.

O Executivo já começa a sentir o desgaste em seu governo, principalmente por estar blindando o Senador José Sarney. Começa a surgir o confronto entre seu próprio partido o PT, que não está concordando com a maneira pela a qual se está procedendo esta blindagem.

Os senadores que apóiam o governo tanto os aliados como os do PT estarão em 2010 pedindo votos para suas reeleições e sabem que não conseguirão se reelegerem se continuarem alimentando esta crise, blindando Sarney. Muitos destes senadores sabem que quanto mais a crise se arrastar e quanto mais continuarem a defender a permanência de Sarney na Presidência do Senado mais estarão fora dele (Senado) nas próximas eleições.

Até mesmo o governo Lula começa a sentir os efeitos da crise no Senado através do recuo no índice de sua popularidade, que por vias de fato, ele tem grande responsabilidade, ou melhor é o maior responsável, pois é Lula quem está coordenando a permanência de Sarney. Enfim, se a intenção dele era se fortalecer tendo o PMDB como aliado para suas pretensões políticas eleitorais, Lula tem uma falsa idéia, ao acreditar que aliciando os coordenadores dos movimentos, possa ter controle sobre os estudantes e outras entidades.

É preciso que aqueles que estejam no poder dando as cartas não subestimem a sociedade, acreditando que o poder está acima da vontade dela (sociedade). Que não acreditem que o povo é sempre subordinado e que não há uma sociedade atenta a tudo que está ocorrendo.

Finalizando, uma luz começa a surgir no cenário político e certamente os políticos mais inteligentes já começam a perceber. Dois fatos importantes ocorridos esta semana norteiam um novo rumo político: um está relacionado à sociedade que através da OAB e outras entidades sérias, inclusive os estudantes já estão se manifestando, não aceitando o que está acontecendo no Senado e o outro está na expectativa de Marina Silva desligar-se do PT e lançar-se como candidata à Presidência da República pelo Partido Verde. Um nome que sem dúvida irá crescer e terá um grande apoio da sociedade, principalmente por ser uma Senadora equilibrada e defensora do Meio Ambiente, tema este que hoje é de maior relevância mundial.

Revisão:
Vera Lucia Cardoso
( Ataíde Lemos )

Nenhum comentário: