domingo, 23 de agosto de 2009

Internet Meio de Democratização Política

Cada dia que passa é maior o acesso das pessoas a internet, e sem duvida este é o meio de comunicação mais democrático que existe.
Num debate na Academia Brasileira de Letras, jornalistas que lá participaram relativizaram o poder político da mídia televisiva, e é bem verdade, pois, a internet tem cada vez mais tirado o monopólio da informação e mesmo da audiência de muitos meios de comunicação, principalmente aquelas que por longo tempo foram as mais influentes e formadoras de opinião.
Talvez algo que precisa ser mais trabalhado através da internet seja o aprendizado deste novo publico, isto é, usar a internet mais culturalmente e também, aprender a selecionar os sites de maneira que possa servir de formação e construção da cidadania.
A internet não veio substituir a televisão, os jornais, os livros impressos e assim tirar os espaços da mídia convencional, mas com seu avanço vem trazendo uma nova responsabilidade da informação para este tipo de mídia.
Hoje a internet é um poder muito forte de formação e informação. Uma pequena noticia pode ser espalhada com assustadora rapidez. Tem dado àqueles que o acessam um maior senso critico de tudo que vê e lê. Tem também sido uma fonte de vários novos lideres e formadores de opinião sem responsabilidade de seguir determinadas restrições às informações, precedente comum ocorrer nas maiores empresas de comunicação do país. A internet possibilita um jornalismo independente, abrindo um grande espaço para o fortalecimento da democracia.
Penso que deveria se usar mais este meio de comunicação globalizado, e se trabalhar maciçamente na formação política dos internaltas, procurando dar para estes maiores possibilidade de reflexão na sua responsabilidade de condução do país.
Por mais que criticamos os políticos; por mais que eles estejam usando do poder para enriquecimento ilícito, promoções pessoais, exploração das mordomias e regalias que o cargo lhe permite a maior responsabilidade ainda é do eleitor. Pois, há um verdadeiro descompromisso do eleitor com a política. A grande maioria do eleitorado não sabe nem em que votou. Muitos deixam para escolherem seus candidatos no ultimo momento, isto é, quando estão indo as urnas para votar. Tanto é verdade esta afirmação que, a grande maioria dos políticos dizem que política se ganha no ultimo dia.
Outro fato também que demonstra claramente a total indiferença do eleitor quanto a responsabilidade do voto é quando o vende por pequenos favores, ou mesmo por motivos emocionais como, por exemplo, assistência à saúde, etc.
É comum criticarmos tais atitudes ou condutas da grande maioria destes eleitores porem, a grande verdade, é que isto ocorre pela total ignorância política, por não se dar conta da importância do voto; por não ter senso critico. Enfim, um total desconhecimento do seu papel enquanto cidadão.
Sabemos que na política há muitos jogos de interesses, há muita gente, organizações, empresas que ganham com determinadas classes políticas, assim procuram alienar os eleitores; procuram mante-los na ignorância, ou mesmo induzirem a votarem em determinados candidatos. Enfim, existe uma parte da sociedade que faz da política seus negócios.
Porem, ao contrario, sabe-se também que existe uma grande parte da sociedade que a todo custo luta, busca o contrario, isto é, vêem na política o instrumento de igualdade social; vêem na política a justiça são idealistas e querem de fato que a palavra democracia seja sinônimo verdadeiro; um governo do povo para o povo.
A internet proporciona todos aqueles que têm o conceito primordial do significado da palavra democracia poder através deste meio de comunicação cumprir este papel, com total isenção e independência fazendo suas analises políticas através de crônicas, artigos. Enfim, a internet proporciona o debate, a conscientização aos eleitores uma formação promissora da cidadania.
É comum aqueles que utilizam a internet terem grupos de amigos, participarem de vários grupos de discussões; compartilhar de diversas comunidades usando deste meios para levarem suas mensagens, e desta forma, serem portadores de formação política da sociedade. Com a inclusão digital e cada vez mais pessoas tendo acesso nesta rede de comunicação poderemos aproximar da verdadeira democracia.

Ataíde Lemos

Um comentário:

Sonia Parmigiano disse...

Ataíde, bom dia,

Esse seu Blog é mais um espaço que faz com muito conteúdo e informação, com conhecimento do assunto.Parabéns!!

A Internet é uma forma poderosa de se estar em vários lugares, de se propagar as informações com a velocidade que os dias de hoje exigem, e também.Encontramos diversas informações culturais que nos acrescentam muito e viver sem a Internet é algo que penso impossível, cada dia mais.

Um abraço e ótimo final de semana!

Reggina Moon