sexta-feira, 8 de maio de 2020

Coronavírus e Economia




Osmar Terra e Sergio Camargo de Godoy fazem críticas ao modelo de quarentena prolongada, pois, a partir de um tempo as pessoas passam a serem infectadas dentro de casa porque é impossível manter 100 % das pessoas em casa e assim, as pessoas são infectadas. Nesta semana o prefeito de Nova York, disse se sentir frustrado, pois, grande parte das pessoas internadas pelo COVID19 foram infectadas em casa.

                Estes médicos e também jornalistas como, por exemplo, Augusto Nunes da Jovem Pan, também comentam de que a quarentena tem como fundamento a achatar a curva da transmissão do coronavírus para que o Poder Público (União, Estados e municípios), estruture seus hospitais para receber os infectados graves e gravíssimos, para que não haja colapso na Saúde.

Portanto, estamos numa encruzilhada, se ficar o bicho come e se correr o bicho pega. Pois, manter, as pessoas confinadas não irão diminuir o contagio, pelo contrário, as pessoas se contaminarão mesmo dentro de suas casas. Já se a Economia for aberta também as pessoas serão infectadas. Sendo assim, como já se passaram mais de 45 dias e os Estados e municípios não tem recursos para atender todos que se infectarão é preciso usar o meio termo que é a abertura da Economia, com as devidas restrições, para que como se tem dito, a dose do remédio para cura do coronavirus não se torne veneno tanto os infectados quanto para a população em geral.

                É preciso ressaltar que não existe Saúde (vida) x Economia, são duas linhas paralelas, ou seja, seguem a mesma direção. Vida depende de economia e economia é para a vida e este é o alinhamento que precisa haver entre as autoridades. Defender a abertura da Economia não é ser a favor da morte. Quem prega isto são pessoas que tratam esta epidemia de forma ideológica e política, usando da psicologia do terror para atingir seus objetivos sem pensar num todo ou ser ignorante no assunto.

                Infelizmente, teremos que conviver com o Covid-19, como uma gripe perigosa que levará pessoas aos hospitais e muitos perderão suas vidas até que suja uma vacina contra este vírus, desta forma, é preciso que se invista na saúde e torcer para que a partir do pico da os números de infectados comecem a diminuir dentro de uma Economia funcionando.

Ataíde Lemos

Nenhum comentário: