sexta-feira, 18 de julho de 2014

Em quem votar?



Em quem votar?

Nestas eleições, o eleitor encontra-se numa encruzilhada. Por um lado, há uma candidata cujo seu partido está no Poder 12 anos e que tem ao longo destes anos construído uma estrutura de poder que envolveu os Três Poderes. Ou seja, hoje este governo tem todo o controle do país em suas mãos, capaz de fazer o que desejar, destruindo a democracia construída deste a ditadura militar. Haja vista a crise que este governo realizou no Poder Judiciário, levando o seu presidente renunciar pedindo sua aposentaria. Só não controla de vez o Poder Legislativo, porque os deputados e senadores são piores que o Executivo, ou seja, sugam do Executivo tudo para manter o apoio, o que levam a diversas crises entres estes dois Poderes. Enfim, é fundamental, descontruir o projeto de Poder desse governo atual, pois, mais quatro anos, certamente, deverá ser o fim de todo avanço democrático que o Brasil atingiu ao longo destas décadas.

Por outro lado, temos um candidato que fez parte de um passado recente da história politica, cujo partido governou por 8 anos e que embora, houve vários avanços como a estabilização da moeda e o recuo da inflação, também foi um governo marcado pela corrupção. Um governo que também usou de politicas assistencialistas para manter-se no Poder. Alias, é preciso dizer que tanto o PT como o PSDB são partidos de ideologias socialistas e populistas, os seus lideres caminharam juntos e se separaram apenas para conquistar o Poder.

Pois bem, então, fica a pergunta do eleitor: Em quem votar? Acredito que, em primeiro lugar o eleitor deveria se perguntar: em quem não votar? Primeiro, o eleitor deveria descartar o PT, porque seria mais 4 anos e neste período o Brasil estaria ainda mais susceptível a perder o que conquistou durante estas décadas que é a democracia, um direito que custou muito sangue de pessoas. Além do que colocaria um freio na corrupção da forma como se encontra e o novo governo começaria a construir uma nova estrutura de poder que levarias muitos anos.

Segundo, ainda que o PSDB ganhe, como colocado acima, ele precisará de vários anos para construir seu projeto de Poder e terá como oposição o PT que certamente, como oposição desenvolve um papel importante, pelo menos, foi assim quando ele era oposição.

Terceiro ainda há uma terceira via que seria o PSB. de Eduardo Campos, apresenta como algo novo. É jovem e embora, tendo feito parte do Poder, poderia ter ficado com Dilma apoiando em troca de benefícios, porém, decidiu sair como candidato. Ou seja, ele carrega sobre si uma responsabilidade enorme caso eleito.



Ataíde Lemos 

Nenhum comentário: