segunda-feira, 2 de julho de 2012

O Voto Nulo



O Voto Nulo

Nunca pensei em escrever um artigo onde o voto nulo tornasse necessário como protesto a este jogo político eleitoral maquiavélico e esquizofrênico, onde os partidos antagônicos ideologicamente, unem-se para ganhar uma eleição ou políticos que não tem nenhuma afinidade até mesmo pessoal, ou seja, políticos que se digladiam e depois se unem para somar votos e enganar o eleitor.

O eleitor não é obrigado a votar ou participar de um circo armado, onde ele se torna o palhaço e ao mesmo tempo o protagonista com o seu voto cidadão.

O voto nulo como se procuram induzir o eleitor, não é um voto anticidadã, antidemocrático, pelo contrário, ele é tão cidadão e importante como aquele que o eleitor vota em algum candidato, pois, além de ser um voto de insatisfação, de protesto ele pode não eleger um político corrupto. Ou seja, um voto nulo pode fazer a diferença numa apuração. Se nenhum candidato é digno de ser votado para o eleitor ele não colaborou com nenhum deles, ainda que se eleja um mal político. Se o senador, o deputado, o vereador tem direito de abster-se numa votação o cidadão tem o mesmo direito.

Infelizmente, como estamos assistindo as alianças onde os candidatos perderam o compromisso com o eleitor, e ainda pensam que a grande maioria do eleitorado é massa de manobra é preciso dar um basta,  até porque anular o voto não significa deixar de eleger determinado candidato, mas é um ato de democracia em dizer que não concorda ou compactua com tal governo. Muitos políticos ou mesmo a mídia procura passar a falsa idéia que aquele que anula o voto não tem direito de cobrar, é muito pelo contrário, aquele que anula seu voto tem todo o direito de cobrar, pois ele é um cidadão como qualquer outro, se ele anulou o voto, exerceu seu direito, já que nenhum dos candidatos para este, possuía propostas que o convencesse, além do que, o seu voto nulo foi um protesto. Se partirmos do principio que o eleitor que vota nulo não tem direito de exigir, o eleitor que vota contra o eleito também não teria.

As classes políticas precisam entender que, em cada eleição o eleitor tende a se tornar mais politizado e que este jogo sujo, este circo armado para ganhar eleição cada vez tende a acabar. A grande parte da sociedade não é corrupta e não aceita corrupção como os políticos pensam ao fazer tais alianças com políticos ou grupos declaradamente corruptos.

Quem faz o político é a sociedade e ela também é responsável por aqueles que elege, sendo assim, o voto nulo a manifestação desta repulsa a tais praticas políticas que vem destruindo e minando, pretendendo construir uma péssima educação e formação de valores no eleitor.

        A democracia brasileira é nova e, ainda tem dado seus tropeços, mas na medida em que vai se solidificando, na medida que o eleitor vai evoluindo em sua cidadania ela passa a exigir da classe política,  uma das maneiras de exigir, é não compactuando com o circo político eleitoral que eles fazem para ludibriar os eleitores. Portanto, o voto nulo é uma clarividência de que o eleitor está evoluindo politicamente.


Ataíde Lemos
Escritor e poeta

Nenhum comentário: