quarta-feira, 11 de julho de 2012

PT destruiu a ética em fazer política




PT  destruiu a ética em fazer política

Infelizmente, nosso País teve um retrocesso quando o assunto é classe política e principalmente eleições. E este avanço e retrocesso se deram em relação ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Parece paradoxal, mas o PT, quando então oposição, conseguiu um grande avanço em ternos de ética, quando militava pregando voto consciente, pregando moralidade e de certa forma, ensinou o povo a votar, estampando a população os maus políticos.

Lembro-me acompanhando as TVs Senado e Câmara, como os petistas possuíam uma linda retórica, onde levaram muitos participarem de seus quadros como filiados. Era um Partido, onde muitas cabeças pensantes como intelectuais, artistas, líderes religiosos sentiam orgulho de serem filiados ou estarem ao lado dos lideres do PT.  Enfim, o PT, possuía um discurso afinado com as classes sociais, com as diversas lideranças que estava conseguindo algo maravilhoso que era abrir os olhos da sociedade aprender votar com ética.

Porém, como tudo tem um inicio, um meio e um fim. Como na vida vivemos de eras, foi só o PT, torna-se governo, vimos todo este sonho desabar, ou seja, o PT destruiu todo um sonho que ele era o protagonista e que parecia se realizar. O PT foi um dos maiores golpes éticos em termos políticos que esta geração pode vivenciar.

Ao se tornar governo, rasgou deixando cair a mascara da ética ao qual levou ao Poder. Com a desculpa da governabilidade, aliou-se com o que há de mais pobre e podre na política brasileira. Para promover a corrupção juntou-se com os políticos mais corruptos da história contemporânea do Brasil. Para colocar em plano seu Projeto de Poder, loteou o Estado, tornando-o um País engessado e loteado pelos partidos políticos, ou melhor, pelos donos dos Partidos. Enfim, o PT, para ludibriar as massas tomou posse dos feitos de seus antecessores, tornando uma grande mentira, mas que os elevou a conquistar o eleitorado.

No entanto, esta estampa do PT, levou muitos dos idealizadores do partido a abandona-lo. Houve uma frustração de muitos, porém, como o seu governo conquistou o eleitorado, muitos acabaram ficando, não tanto pelo Partido, mas pelo que representa o Poder. Muitos, se escondem atrás de uma ideologia, mas no fundo o que desejam é o Poder, então não se importaram com toda a mentira que é o PT e  se mantiveram nele.

Em suma, é lamentável o que o PT fez; ele que proporcionou o sonho da construção da ética política, transformou-se em seu maior vilão, onde, para se ganhar uma eleição não importa quem sejam os aliados. Não importa a idoneidade do político. O importante é somar votos, o máximo possível, nem que um aliado seja corrupto, mesmo que não possua capacidade para o cargo. Enfim, esta é a nova educação que tem se propagado, jogando no lixo o sonho, um dia iniciado.

Portanto, como hoje o PT é um partido que conquistou as massas e tem se dado bem politicamente, tanto em seus governos como na sua forma de fazer política, tornou-se modelo, onde o mínimo de ética que havia ao fazer alianças não existe mais e assim, deseducou a sociedade como um todo.


Ataíde Lemos
Escritor e poeta 

Nenhum comentário: