quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Por que votar em Serra?


Parte dos eleitores votam motivados pela emoção, outros votam por sugestões de outrem, porém, ao votar é necessário analisar as circunstâncias contextuais políticas e social. Tem que analisar projetos políticos dos candidatos, embora sabemos que é sempre a mesma coisa, quase nenhum dos candidatos tem projetos definidos, ou seja, o discurso é sempre o mesmo; melhorar a educação, a saúde, a questão da violência, trafico de drogas, rodovias, portos, meio ambiente, etc, etc.

Partindo da primícia que, na verdade, nenhum dos dois candidatos tem um projeto diferente, até porque um projeto distinto implica-se numa ideologia diferente e haja vista que ideologia nova sugere mudança de rumo do País. Portanto, uma nova ideologia somente é ingerida pela sociedade se o País estiver vivendo uma crise profunda em nível social, econômico e de depressão.

Pois bem, olhando por este prisma e analisando a realidade do Brasil hoje, os candidatos à presidência, tanto Serra como Dilma, segundo que os candidatos expõem, o governo de qualquer um deles seria uma continuidade. Neste sentido, outros dados são prioritários para serem analisados pelos eleitores como por exemplo, a idoneidade, o histórico de estadista e de gestor. Ainda outros elementos como, quais são as pessoas, os grupos e os partidos que o apóiam.

Segundo meu ponto de vista, analisando pela razão o candidato que pode ser melhor para o Brasil neste momento é Serra e explico porque penso assim:

Primeiro: Temos que partir pelo principio da reeleição, ou seja, certamente Serra terá que mostrar trabalho, pois com certeza desejará se candidatar à reeleição.

Segundo: Ainda sobre a reeleição; Serra terá um grande páreo em 2014 que é nada mais, nada menos que Lula como candidato. Alguém tem duvidas que Lula não vai querer voltar? Sendo assim, Serra terá que fazer muito.

Terceiro; Caso Serra vença ele não terá maioria no Legislativo, isto significa que deverá ter habilidade para conseguir provar projetos complexos e polêmicos. Um País precisa de oposição forte. Quem não conhece experiências onde o Executivo tem maioria absoluta no Parlamento e vemos Leis mais absurdas sendo aprovadas? É importante refletirmos que tudo que o Executivo pretenda realizar passa pelo Legislativo.

Quarto: caso Dilma vença terá a maioria do Legislativo, podendo aprovar qualquer Lei que desejar. Muitos dizem: “não é o executivo que faz Leis” e não é mesmo, no entanto, grande maioria dos Projetos de Leis, Medidas Provisórias são encaminhadas pelo Executivo, evidentemente todas as Leis encaminhadas serão aprovadas independente seja do interesse da sociedade ou não. Jamais podemos esquecer que nosso sistema político é presidencialista com estrutura parlamentarista. Mesmo os Projetos de Iniciativa do Legislativo que seja do interesse da sociedade, mas não do Executivo não tramitam no Congresso Nacional, esta é a tônica que temos vistos durante anos. Ainda há a questão das CPIs, ou seja, mesmo sendo um direito da minoria parlamentar quando o governo não desejar investigar algo sobre ele, as CPIs não serão criadas, caso seja não prosperarão, pois cansamos de ver estas situações no caso da CPI da Previdência Social, da Petrobrás e tantas outras.

Quinto: O PT, em suas diretrizes é favorável ao aborto. Encaminhou o Programa Nacional de Direitos Humanos – 3, cujo em um de seus artigos é favorável ao aborto e em outro restringe a liberdade da imprensa, intimidando-a. Então vem a indagação; pelo histórico do PT, tem como acreditar neste Partido? Ou seja, é possível dizer que após ganhar as eleições estes temas não voltarão e não serão aprovados, haja vista que possuem maioria constitucional no Congresso Nacional?

Em suma, eleição é algo sério que não se pode deixar ser conduzido por cabos eleitorais, por partidários deste ou daquele candidato, precisa ser analisado profundamente, pois o voto tem conseqüências.

Embora, me expus votar em Serra, não é um voto partidário, até porque não sou fã de Fernando Henrique Cardoso, pelo contrário, mas porque analisando os dois candidatos, avaliando seus programas de governo que, na verdade nenhum dos dois tem, pois tudo que dizem é continuidade. Também analisando o fator reeleição e de como ficou a composição do Legislativo Federal nas duas casas, e por fim, analisando o histórico do Partido dos Trabalhadores enquanto governo a opção para que o Brasil continuem melhorando, sem medo de retrocesso é Serra.

Ataíde Lemos

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Ataíde, você como Poeta e Escritor é maravilhoso, sou fã de sua escrita incisiva, clara e objetiva.
Mas, perdoa-me, querer usar da sua inteligência para influenciar e ou colocar sua posição com tanta insistência destoa do conceito do que tenho a seu respeito.
Seu comentário é muito bom, mas com sua inteligência sagaz que deixar claro seu trabalho para Serra, me entristece.
Este teu fã te pede: fique com sua poesia, lhe peço!

Anônimo disse...

Caro amigo poeta parabéns por mostrar com clareza onde e em quem votar, oxala tivessemos mais poetas iguais a vc para orientar a população sobre como e em quem votar.