sábado, 6 de março de 2021

Petrobras privatização já

 


Petrobras privatização já

Tenho visto ultimamente uma discussão sobre a Petrobras que tem me levado a um questionamento. Embora, sendo leigo há alguns pontos que não dá para entender.

1 Porque a Petrobras é uma empresa estatal?

Acredito que a Petrobras já teve seu papel importante como estatal quando o Brasil era insuficiente em poços de petróleo. Nos anos 60 e 70 onde eramos totalmente dependentes dos países petrolíferos e o petróleo era o ouro negro.

2 Porque a Petrobras ainda manter-se uma empresa estatal e sem concorrentes? Se o governo não pode ter ingerência e ela não tem função social? A Petrobras deixou de ser uma empresa estratégica. Além do que, hoje esta empresa possui grande parte de capital privado cujo objetivo exclusivo é ter lucro. O que nós brasileiros lucramos com a Petrobras?

A única resposta que encontramos, é que a Petrobras mantém-se estatal porque é gerenciada por servidores públicos, os quais usurpam dela para enriquecerem de forma criminosa por sua diretoria receber altos salários e também ela é uma fonte de alimentação para corrupção tanto pelos servidores públicos, como políticos e empresas privadas.

A Petrobras precisa ser privatizada urgentemente para que a concorrência derrube os altos preços dos combustíveis e do gás de cozinha. Ela sendo empresa estatal todos estão perdendo tanto a União quanto o povo brasileiro. Somente a concorrência pode derrubar preços, é a lei do mercado o que não ocorre com uma empresa que atua sozinha por falta de concorrencia e por manter o monopólio da extração de petróleo.

Não há dúvida que a Petrobras tendo concorrentes torna-se obrigada a enxugar seu quadro administrativo, reduzir salários para que possa concorrer com outras empresas petrolíferas e manter-se no mercado

Portanto, com este alto custo que os brasileiros estão pagando pelos combustíveis e gás de cozinha é fundamental que a sociedade mobilizar-se para que a Petrobras seja privatizada e que novas empresas petrolíferas venham fazer parte desse segmento para que assim, de forma definitiva, nós brasileiros paguemos o preço real e justo dos combustíveis e não, o que é nos imposto por essa empresa o qual sem concorrência usa e abusa dos brasileiros, majorando os preços para privilegiar seus sócios privados. 

Ataíde Lemos

Nenhum comentário: