sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Quebrar Paradigmas

O grande problema dos brasileiros é que não conseguem discernir que o Brasil é uma república o qual há três Poderes e que dois deles são cargos eletivos e temporários. Ou seja, o Executivo e Legislativo são eleitos por um período sendo Poderes que precisam ser bem escolhidos.


Não basta eleger o projeto político de um candidato ao Executivo e não dar importância ao escolhermos bem os candidatos ao Legislativo. 


 O Legislativo é o Poder que representa o povo. Embora, o Executivo seja um Poder de grande importância e ter várias prerrogativas, quem dita o andamento, a organização, o interesse do povo é o Legislativo. Inclusive, é o Legislativo que controla tanto eExecutivo quanto o Judiciário.


Enfim, dos três Poderes o mais importante é o  Legislativo, porém, é o que a sociedade menos dá importância, a não ser, aqueles que têm o conhecimento de sua real importância e que, infelizmente, são aqueles que  procuram  construir um Legislativo  aos seus moldes para seus interesses.


Por tanto,  é essencial que haja uma profunda conscientização e formação da sociedade para derrubar esse paradigma de que a prioridade deva ser eleger o chefe do Executivo deixando para segundo ou terceiro plano, aqueles que comporão o Legislativo. Ou seja, é necessário mudar essa lógica invertendo a prioridade. Isto é, o eleitor focar em primeiro lugar nos candidatos do Legislativo e não apenas no canditado do Executivo.


O governo de Jair Bolsonaro,  está dando um aprendizado eleitoral e de como devemos exercer nosso direito ao voto. Quase 58 milhões de brasileiros elegeram um presidente cujo seu projeto é combater a corrupção; modernizar o Brasil promovendo uma nova forma de fazer política. Defesa a família, liberdade, etc. No entanto, elegemos um Congresso Nacional que vai na contramão do que nós desejávamos.


Um outro exemplo de não priorizarmos o Legislativo na hora de votarmos diz respeito ao Poder Judiciário.  Estamos sendo governado por um Supremo Tribunal Federal, onde 11 togados estão  retirando nossa liberdade individual, coletiva e de liberdade de expressão como tem infringido vergonhosamente a Constituição Federal e sómente o Congresso Nacional através dos senadores poderiam deter estes membros do STF, no entanto, nada acontece por que elegemos mal nossos senadores.


Em suma, que possamos aprender com nossos erros derrubando esse paradigma e colocarmos como prioridade ao exercermos o nosso direito ao voto o Poder Legislativo. 


Ataíde Lemos

Nenhum comentário: