domingo, 17 de agosto de 2014

Marina Silva, Aécio Neves e Dilma


A morte de Eduardo Campos provoca uma reviravolta nas eleições presidenciais deste ano e que pode inclusive, tirar Dilma da disputa já no 1º turno. Aécio Neves possui um eleitorado diferente de Marina Silva e de Dilma. Embora, o PSDB seja um partido que tenha o social em sua sigla ele é mais pendente pela ala da direita. Por sua vez, Marina Silva, tem um eleitorado de esquerda e que possui a sua ideologia voltada para os grupos sociais e da minoria. Em suma, possui a mesma ideologia dos partidos de esquerda que vem dominando o pensamento nas nações de terceiro mundo especialmente, os da América do sul. Olhando por este prisma, Marina tende a conquistar um número expressivo de votos suficiente para leva-la ao segundo turno.

Já o PT embora, esteja no Poder a 12 anos e tenha um número também expressivo de votos é um partido marcado pela corrupção, pela volta inflacionaria, pelos PBIs inexpressíveis e pelo engessamento do Estado. Enfim, por inúmeras faltas de politicas públicas ligadas a segurança, educação, saúde e, por conseguinte, está com um baixo credito diante a população que segundo o quadro eleitoral hoje, já com Marina Silva, acredito que não consiga atingir os seus 25 % de votos.

Enfim, analisando atualmente o quadro eleitoral, poderíamos dizer que os três candidatos (Aécio, Dilma e Marina Silva), possuem condições de ir para o segundo turno e entre os três, por incrível que pareça no meu ponto de vista, seria Dilma de ficaria em 3º lugar entre os três, pelo seu grande índice de rejeição. 

No entanto, casos Marina e Aécio vão para a disputa do segundo turno, penso que Marina tem mais condições de ganhar a eleição, pela tendência já colocada acima, o mesmo acontece se a disputa for com Dilma pelo fato também citado acima.

Muitos analistas podem ser contra a eleição de Marina, pela sua ideologia politica de esquerda, porém, o fato é que, o mercado e grande parte da sociedade não querem mais a continuidade do PT no Poder e por isto, mesmo não concordando com as ideologias socialistas de Marina Silva ainda a preferem do que a reeleição de Dilma. 

Para o mercado e para todos aqueles que são contra a continuidade do PT no Poder, Marina Silva, entra como esta grande possibilidade de mudança de rumos para o Brasil e é por isto que mesmo diante as críticas de algumas alas da mídia e de alguns empresários sobre a capacidade de governabilidade de Marina Silva caso se eleja, ainda assim, criou uma nova expectativa que favorece o Brasil.

Ataíde Lemos
Escritor & Poeta 

2 comentários:

kant shashi disse...

Estive lendo seus poemas e citá-los. Agora eu vejo que seus artigos políticos também são muito bons e inspring.

Shashikant Naik

kant shashi disse...

Estive lendo seus poemas e citá-los. Agora eu vejo que seus artigos políticos também são muito bons e inspring.

Shashikant Naik