segunda-feira, 4 de junho de 2012

Meio ambiente e nossa responsabilidade



Meio ambiente e nossa responsabilidade 

     Não sou um especialista em meio ambiente, apenas contemplador, um observador como todos aqueles que procuram através da natureza contemplar a vida; contemplar toda beleza existente; entrar em oração e contato com Deus. A natureza é uma fonte inesgotável de inspiração.

     Não há como ficar calado e não usar das palavras para refletir, e questionar o que vemos acontecer cotidianamente seja por aqueles que são gananciosos economicamente; seja por aqueles que não conseguem perceber suas atitudes de agressão ao meio ambiente por serem imediatistas não olhando para o futuro e perceber que toda a violência que se faz ao ecossistema é revertida à própria humanidade, isto é, a nós mesmos.

     O homem é apenas mais um Ser Vivo dentro deste universo que é nosso planeta terra. Porém, vários não veem a terra como um habitat e que, a existência humana está condicionada ao tratamento que dá ao meio ambiente.

     Talvez, a falta de cuidado com o planeta também está relacionado ao imaginar que o homem tem sua passagem por um período breve em relação a existência do universo, desta maneira, vive-se num extremo egoísmo, isto é, vive pensando em si próprio, no máximo estendendo a seus familiares, deste modo quer aproveitar-se de tudo sem a mínima seriedade com o planeta, não dando conta que tudo que vivemos hoje em ternos de clima, de uma escassez de água, de prejuízos da fauna, da flora, de algumas catástrofes naturais são conseqüências de pessoas que pensaram e pensam assim. A humanidade sofre pela falta de responsabilidades dos que nos antecederam no mínimo e no futuro sofrerá pela irresponsabilidade de nossa geração.

     Outro fator que colabora para a destruição do planeta está numa falta de políticas públicas ambientais, pois, as grandes potências (países) mundiais, empresas multinacionais por questões econômicas inibi o Estado à implementação de politicas ambientalistas.

     Preservar o meio ambiente, certamente, deve iniciar deste cedo numa idade ainda infantil e a Educação tem esse papel fundamental nesta fase pré-escolar como em todo ciclo educacional, passando pelo ensino fundamental e médio formando conscientização sobre a importância e a necessidade e a responsabilidade de preservação do meio ambiente. É necessário que tenhamos cada vez mais o surgimento de lideres afinados que abraçam a causa e assim, tornam-se verdadeiros ativistas e formadores de opinião.

     Não podemos ser pessoas imediatistas vivendo apenas o hoje sem um olhar critico para aqueles que nos sucederão possam também viver o amanhã. Não podemos viver exclusivamente o mercantilismo e em cada atitude ou omissão cavarmos um pouco mais a destruição do planeta.

     Um Estado rico também é aquele que pode dar para sua sociedade alem de uma qualidade e vida em termos econômicos, mas um país que preserva sua geografia exuberante, proporciona qualidade ambiental e preserva suas riquezas naturais.

     Finalizando este artigo, faço uma referencia bíblica: quando Deus criou o homem o mundo já estava pronto, ao homem foi dada a responsabilidade de administra-lo, de zelar, reproduzir, dar nomes a toda a criação. Agir contrariamente, de certa forma, é pecar contra o outro, contra a si e porque não dizer, contra Deus, pois agredir o meio ambiente é atentar contra a vida.
Ataíde Lemos
Escritor e poeta

Nenhum comentário: