quarta-feira, 30 de maio de 2012

O Brasil e a política brasileira




A política nacional vai de mal a pior; escândalos e mais escândalos de corrupção, de desmandos políticos, etc. É lamentável o que assistimos nos veículos de comunicação todos os dias. Às vezes, as pessoas não se interessarem por política, isto acaba sendo um mal menor, na atual realidade, embora, em muitos casos este desinteresse, torna-se responsável pelos desmandos da Nação, até porque, mesmo parte da sociedade votando corretamente, não tem bola de cristal e a maioria dos bons candidatos ao entrarem no Poder, se corrompem.

Enquanto a corrupção corre solto em todas as esferas de governos; em todos os Poderes constituídos; em todas repartições públicas a sociedade paga seus impostos  e ficam sem Saúde; sem qualidade na Educação pública desde o ensino primário ao médio; sem Transporte; sem Segurança, etc. A violência corre solto e parece não ter freio. As famílias estão desprotegidas sem políticas sérias contra as drogas, diga-se de passagem, tema que será novamente colocado em pauta pelos novos postulantes dos Legislativos e dos Executivos nas eleições deste ano. Ou seja, a demagogia retorna novamente.

O grande problema é que os maus exemplos políticos vêm de todas as direções, vem da esfera federal com senadores, deputado, ministro de estados. Os maus exemplos vêm do Judiciário; vem das pizzas preparadas no Congresso Nacional. Os maus exemplos vêm da esfera estadual e por fim, vem do municipal, ou seja, os maus exemplos mostram que o crime compensa promovendo uma Educação às avessas.

Vejamos, mais um escândalo vem a tona ao ser noticiado pela imprensa que o ex-presidente Lula, tenta coagir o Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) para adiar o julgamento do Mensalão para após as eleições municipais, em troca não o convoca para depor na Comissão Parlamentar de Inquérito Mista (CPIM) sobre Carlinhos Cachoeira. Ou seja, Lula se coloca como autoridade principal da CPIM e ainda ameaça com chantagem um outro Poder, importantíssimo para a democracia de um País.

Que esta CPIM vai terminar em pizza, toda sociedade brasileira já sabe, mas que haveria este trágico episódio, onde um ex-presidente, que até então, deixou o Poder com alto índice de popularidade. Um ex-presidente que fez seu sucessor. Um ex-presidente que mobilizou todos os brasileiros em orações pela doença ao ser diagnosticado um câncer se dispusesse um papel ridículo que maculou sua biografia para muitos daqueles que ainda o tinha como um símbolo nacional, não se esperava.

Nada, nenhuma explicação que se dê, por parte do ex-presidente Lula, pelos seus partidários justifica tal atitude. Ainda que o Ministro do STJ, estivesse ou esteja envolvido, jamais é tolerável e justificável tal postura do então ex- presidente, servindo-se de interlocutor dos criminosos citados no processo do mensalão.

O pior é o que está por trás de tudo isto, ou seja, como Lula obteve tais informações,? Quais os meios usados? Isto demonstra o envolvimento de uma quadrilha, que tem o conhecimento de suas culpabilidades nos delitos criminosos e procuram de todas as maneiras intimidar o Estado de Direito.


Ataíde Lemos
Escritor e poeta 

Nenhum comentário: