terça-feira, 13 de abril de 2010

Presidenciáveis: Dilma, Serra e Marina Silva
















          A corrida presidencial foi iniciada, de um lado temos Dilma Rousseff, uma ilustre desconhecida, candidata da situação. Mesmo nunca tendo exercido um cargo eletivo, Dilma tem como cabo eleitoral o Presidente Lula, cujo mandato se destaca pelo alto índice de aprovação. Para aqueles que não se lembram, Dilma assumiu a Casa Civil no escândalo do mensalão, quando José Dirceu deixou a pasta.

          Pois bem, é importante refletir, que mesmo que Lula esteja fazendo uma campanha massificadora, inclusive infringindo a Lei Eleitoral, caso ela se eleja, quem irá governar é Dilma e não Lula e todos nós sabemos que o poder seduz, o poder infelizmente muda as pessoas, sendo assim, é importante estar consciente na hora do voto
.
          O Chile nos deu um exemplo de cidadania. Mesmo a Presidente Michelle Bachelet estando com um alto índice de aprovação, não elegeu seu sucessor. Ao citar este exemplo, é importante refletir, pois os chilenos souberam comparar a capacidade administrativa da então Presidente com a do candidato por ela apoiado.

          Um país que adota o regime presidencialista, onde o presidente tem um grande poder de decisão, tanto na formatação de políticas públicas como na distribuição de recursos financeiros, precisa ter um presidente que tenha habilidade política, que conheça a dinâmica de como trabalhar em sintonia com o Congresso Nacional.

          Muitos questionaram Lula por seu despreparo intelectual, por sua falta de cultura e outros, por ele nunca ter exercido um cargo público no Executivo. No entanto, não puderam dizer, que ele não tinha habilidade para lidar com as divergências. Foi presidente de Sindicato e um dos fundadores e Presidente do Partido dos Trabalhadores. Lula foi Deputado Constituinte. Enfim, Lula mesmo com muitas limitações, sempre foi um articulista portador de um carisma impressionante para a política. Dilma, ao contrário, tem formação intelectual, mas não tem habilidade e nem carisma para a política, tanto que nunca exerceu um cargo público eletivo.

          Ao analisarmos Serra, constatamos que não há dúvida, de que ele é um político que possui carisma; tem uma trajetória longa na política exercendo diversos cargos, tanto no Legislativo quanto no Executivo. Já exerceu uma pasta importante como Ministro da Saúde no governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC). No entanto, não há como desassociar Serra de FHC, Presidente que os eleitores rejeitam. Infelizmente, todo nome que esteja ligado a FHC encontra resistência diante da maioria do eleitorado. Portanto, ainda que Serra possa ser um bom candidato, encontra como barreira diante dele, uma grande massa do eleitorado e terá dificuldades para eleger-se.

          Pois bem, correndo por fora, temos também a candidata a presidente Marina Silva. Este nome, ao meu ver, possui grandes qualidades, tanto em nível político como administrativo. Marina Silva é alguém que como Lula, saiu da classe menos favorecida e através de seus esforços conseguiu estudar, sem dúvida é uma pessoa extremamente intelectualizada, sem pertencer à elite. Senadora por dois mandatos consecutivos, já ocupou a pasta do Ministério do Meio Ambiente e foi muito elogiada em seu trabalho, tanto que Lula sofreu pressões quando ela renunciou ao cargo por divergências na área ambiental.

         Marina Silva, com muita propriedade, também representa a Mulher na política. Tem grande conceito tanto no Brasil quanto no exterior e defende a causa do momento, que é a do Meio Ambiente. Enfim, Marina Silva representa o novo e ao mesmo tempo a continuidade das políticas públicas de inserção das diferentes classes sociais e sem dúvida é comprometida com a Educação, pelos próprios méritos.

          Em suma, entre outros candidatos, temos três os quais destaco: uma construída por Lula, mas uma grande incógnita. Dilma, embora represente o que tem de bom no governo de Lula, também representa tudo que tem de ruim, como: a corrupção, a compra de deputados, a falta de ética, etc. Votar em Serra, é trazer de volta ao poder o que a sociedade rejeitou ao eleger Lula e por fim, votar em Marina Silva é dar continuidade às políticas que têm dado certo, ampliando-as e também formar um novo grupo político, porém à frente deste grupo uma pessoa com grandes credenciais de ética, conhecimento e de valores morais conhecidos por todos. Certamente, que ela não é uma candidata apoiada por aqueles que têm nas veias a corrupção.

Ataíde Lemos

Revisão:
Vera Lucia Cardoso

2 comentários:

Anônimo disse...

Enquanto estrutura-se a Barreira fiscal (arrecadadora) com diversos veiculos 0 KM pra fiscalizar caminhoneiro trabalhador, a PM encontra-se com poucas viaturas sucateadas pra correr atrás de vagabundo que atormentam lares das famílias da região.

Veja em www.blogdovereadormarcinho.blogspot.com
http://www.youtube.com/watch?v=jejSTe_hyaA

rosane cross disse...

Que bom termo DILMA. Mulher, inteligente e preparada para dar continuidade ao melhor governo que esse país já teve!
Estamos com ela, estamos com LULA, estamos com aqueles que tiveram a coragem de construir um Brasil para o povo brasileiro.
Sem medo de ser feliz...é DILMA PRESIDENTE!