quarta-feira, 11 de novembro de 2020

O voto impresso

 

Quando você faz alguma transação bancária, aparece na tela ao confirmar tem a opção de imprimir ou não. Voto auditável é isso, será impresso seu voto mas você não terá o acesso porém, verá no impresso em quem votou, caso haja um questionamento futuro tem mais transparência ao ser auditado. 

Uma pergunta que não quer se calar: por que os políticos e o Supremo Tribunal Federal(STF), resistem ao voto impresso?

A tecnologia existe para facilitar a vida e os trabalhos mas, não veio substituir o homem ou mesmo ela não é 100% infalível. Já vimos muitos hackers entrarem em sistemas totalmente seguros.

No passado o voto era manual. Não sou ingênuo para acreditar que não havia fraudes, porem, quando um candidato ou partidos suspeitavam de fraude havia a recontagem dos votos havendo mais transparência, o que não existe hoje com as urnas eletrônicas.

Qualquer cidadão honesto não consegue assimilar o porquê da resistência ao voto impresso se a impressão dá bem mais transparência a eleição. É por isso, que a única explicação plausível para essa resistência é a fraude que se comete sem a impressão dos votos.

Um exemplo muito significante é o que está acontecendo nos Estados Unidos nesta eleição presidencial. Um candidato não aceitou a derrota pediu a revisão dos votos e está acontecendo em alguns Estados americano e até o momento está demonstrando que houve fraude.

A impressão do voto caracteriza lisura no processo eleitoral e é um direito dos brasileiros que não podem abrir mão dele. Portanto, é fundamental que se haja uma grande manifestação e pressão no Congresso Nacional, para que se aprovado a PEC do voto impresso.

A justificativa da segurança das urnas é pouco, como também o questionamento de que a impressão do voto pode encabrestar o eleitor por aqueles que compram votos ou milícias e traficantes. Ou seja, há várias alternativas que podem ser usadas para que não haja o aliciamento ao eleitor.

Em suma, não podemos abrir não de um direito constitucional e termos que aceitar no Poder aqueles os quais querem nos impor. Não queremos uma eleição apurada em 1, 2, 3...horas. O resultado pode demorar 10, 15 dias, porém, queremos ter a certeza de que aqueles em que votamos e se elegeram assumam o Poder.

Ataíde Lemos

Nenhum comentário: