sexta-feira, 17 de março de 2017

Manifestações contra as Reformas




É preciso separar as manifestações que ocorreram para destituição do governo do PT, aonde a população brasileira se uniu e foi as ruas pedir o fora Dilma das manifestações que começam novamente ocorrer contra as reformas da Previdência Social e trabalhistas. Ou seja, são manifestações distintas.

As Manifestações que pediram a saída do governo petista teve como foco principal a saída de um governo corrupto que quebrou o Brasil devido corrupção, um desgoverno que para manter-se no Poder permitiu que o país quebrasse.

Evidentemente, também teve as manifestações a favor do governo, algo que é legitimo numa democracia, porém, a pressão dos que eram a favor do Brasil foi vitoriosa e o governo petista caiu.

Agora começa surgir novamente as manifestações populares contra as reformas que este atual governo deseja fazer. Reformas (Reforma da Previdência Social e Trabalhista) estas vêm em desfavor do povo brasileiro.

A sociedade brasileira está se unindo novamente, agora, com o apoio daqueles que nas manifestações anteriores eram a favor da manutenção do governo petista, só que a pauta é totalmente distinta. Ou seja, a sociedade como um todo está se unindo para dizer não ao que o governo Temer quer fazer os brasileiros engolir goela abaixo.

Na verdade a reforma da Previdência Social, o governo pretende “extinguir” a aposentaria por tempo de serviço para a aposentadoria por idade, este é o fato ao estipular uma idade mínima para  o cidadão aposentar-se. 

Este tipo de proposta inviabiliza e desestimula o cidadão contribuir com a previdência é mais que obvio. Por que uma pessoa vai contribuir com a previdência social se ele não vai se aposentar por tempo de contribuição?

Então, alguns podem dizer: ah! Mas ele pode ficar doente, ou mesmo, as empresas são obrigadas a registrarem seus funcionários e desta forma todos continuarão contribuir com a Previdência. Realmente estes argumentos são fortes, no entanto, é evidente que também haverá mais empregos informais aonde as pessoas não contribuirão com o INSS. Haverá mais migrações para a Previdência privada e outras formas utilizadas para as pessoas deixarem de contribuir. Ou seja, “eliminar” a aposentaria por tempo de contribuição será mais prejudicial para o governo e para os cidadãos brasileiros.

Acredito que o problema do rombo financeiro na Previdência Social é mais de ordem administrativa e de gerencia do que de recursos financeiros. A sociedade toda contribui com o INSS.: os empregados, os empregadores, etc. porém, a  Previdência Social é um saco sem fundo, quanto mais entra dinheiro mais saem através de diversas formas como, por exemplo, corrupção, pagamentos indevidas, etc, etc.

É importante ressaltar que também quanto mais aumenta o desemprego, mais diminui a entrada de dinheiro para a Previdência Social. Portanto, a sociedade não tem culpa e não pode ficar com o ônus deste desgoverno. A sociedade não pode sempre ser penaliza com perda de benefícios, com aumento da carga tributaria pela incapacidade e desvios morais  de seus governantes. É preciso dar um basta e é por isso que a sociedade brasileira está se unindo e voltando as ruas contra tais reformas.

Finalizando, se a sociedade mobilizar-se contra as reformas o governo perderá esta batalha, pois, ainda que os congressistas sejam conchavados com o governo, eles tem compromisso que com o eleitor, afinal, é o eleitorado que os elegem.

Ataíde Lemos
Poeta & escritor

Nenhum comentário: