segunda-feira, 1 de julho de 2013

O Brasil vai mal



O Brasil vai mal

O que tem me chamado atenção e inclusive me levado escrever sobre este levante da sociedade brasileira que tem saído às ruas para protestarem contra os governantes e a classe politica em geral é afirmar que estas manifestações não são devido aos R$ 0,20 centavos do aumento da tarifa de ônibus na cidade de São Paulo. Ela foi apenas o desaguar de um copo que vinha enchendo.

A questão séria, é que os governos populistas (FHC e Lula e Dilma) para manterem-se no poder criaram mecanismos e politicas para iludir os brasileiros. E por quase 20 anos conseguiram. No entanto, quando a população voltou desta anestesia se viu completamente perdida, sem dinheiro e com muitas dividas a pagar.

Os governantes, para criarem uma sensação de que o Brasil estava bem, incentivou os brasileiros irem às compras. A maioria da população brasileira se endividou com eletrodomésticos, veículos e outros bens de consumo em infinitas mensalidades, pagando juros altíssimos. O governo incentivou os créditos consignados, onde muito aposentados, pensionistas, servidores públicos buscaram linhas de créditos, comprometendo seus salários, já que estes são descontados no pagamento.

Hoje, mais de 60% da população brasileira encontra-se endividada e a grande maioria dela para manter seus pagamentos em dia está privada de tudo, pois, seus salários estão comprometidos e muitos estão com restrição de créditos porque deixaram de pagar suas prestações, por falta de recursos financeiros e suas dividas estão impagáveis.

Aliado a esta crise financeira que se encontra a população brasileira, ela passou sentir na pele o aumento da infração, onde além de estar sem dinheiro, se vê na condição de ter seus poucos recursos sendo majorados pela inflação.  Vê os governantes gastarem fortunas com obras superfaturadas em investimentos que não vão resultar em beneficio algum para a sociedade. Esta população vê uma classe politica que nada faz para a sociedade a não ser usa-la em campanhas eleitorais. A sociedade sente cada dia uma pior qualidade na saúde, na educação. Vê-se presa em casa devido à alta criminalidade, uma sensação de insegurança total.

Enfim, os brasileiros chegaram ao ponto extremo e diz que não dá mais. Não é possível continuar desta maneira. Não é possível o povo brasileiro pagar altíssimos impostos e se ver sem nenhum retorno, pelo contrário, cada dia mais, o governo inventa impostos para manter sua máquina pública inchada. Um governo que tem 40 ministérios, todo este gigante para satisfazer os partidos políticos que lhes dá sustentação politica. Um governo que para manter sua politica de poder fica acirrando divisões entre o povo brasileiro com desculpas que está promovendo igualdade. Um governo que a cada data comemorativa vem a Nação dizendo que fez isto, que vai fazer aquilo, porém, na prática o brasileiro não vê nada.

O governo não diz, as mídias escondem, mas, o que todos nós brasileiros sabemos é que o país está ruim. Isto se constata pela nossa dificuldade em sanear as contas. Pelos autos custos dos serviços públicos (agua, luz, telefone, transporte). Isto é constatada pelos empresários que estão tendo grandes retrações nas vendas.

O País não está bem, o povo não aguenta mais tantos desmandos. Os brasileiros estão endividados e esta classe politica ainda insiste em vender ilusão à população para continuar sugando o povo por meio da corrupção, por meio de leis que estão suprimindo os direitos de brasileiros e querendo se proteger das punições através de Emendas Constitucionais.

Ataíde Lemos

Escritor & Poeta

Nenhum comentário: