terça-feira, 26 de março de 2013

Quem a Lei Seca de fato está punindo?




Quem a Lei Seca de fato está punindo?

  1. O cidadão de bem que sai com a família e vai num evento,  toma sua cerveja moderadamente e consciente e volta para casa, apenas este, pois a tolerância é zero e o mínimo de álcool acusado no bafômetro o cidadão perde sua carteira de habilitação, tem seu veiculo apreendido, responde processo e tem altos custos com advogados, etc.

Agora quem está ganhando com a Lei Seca?

2.      O alcoólatra; que bebe todas, pega o carro mata pessoas, decepam outros é preso por horas, no máximo dias, paga fiança e responde o crime em liberdade. No fritar dos ovos não acontece nada para ele que ainda ri da sociedade.

  1. O Estado; que está enchendo os cofres públicos com a arrecadação de multas altíssimas e abusivas do cidadão de bem.

  1. Os policiais corruptos; que para liberarem os eventuais motoristas flagrados no bafômetro com o mínimo de álcool. Ou seja, o motorista é subornado e acaba dando como propina o valor da multa para os policiais corruptos, que para ele ainda torna-se sendo compensatório, pois se assim não for, o valor triplica ou quadruplica caso o processo siga em frente, além de ter a carteira presa.

Quem deveria ser beneficiada com a Lei Seca? Seria a sociedade, de no mínimo, ser protegida destes suicidas no volante, o que não está ocorrendo, porque, infelizmente, aqueles que são irresponsáveis e que tem problemas com a bebida a lei não os atinge. A sociedade perde novamente com a Lei Seca, porque os alcoólatras que cometem crimes embriagados não vão presos, há muita impunidade. 

Portanto, partindo destas primícias para que a Lei Seca está servindo? Pois bem, a resposta já está acima descrita, apenas para punir a sociedade que como um todo de uma forma contribui para a maior roubalheira neste País.

Esta mais que claro que a Lei Seca da forma como está redigida não tem contribuído para a diminuição de acidentes, embora, muitas vezes, o governo procura induzir a sociedade a esta mentira. Uma estratégia usada para continuar com esta máfia que está lesando de maneira sistemática a sociedade brasileira.

Qualquer pessoa que conheça um pouco sobre a dependência, sabe que o alcoólatra, não tem controle sobre a bebida e portanto, não seria uma Lei proibindo-o de beber que conseguiria atingi-lo. Uma pessoa alcoólatra não tem controle sobre seus atos, não tem controle na bebida e, a partir de tomar um gole continuará a beber. Portanto, ela lei não o atinge no controle e na responsabilidade da mistura volante com bebida. Mas, também a esta lei não o atingi quando este alcoólatra comete crimes devidos dirigir embriagado, já que ele não paga pelo seu crime, sequer vai preso e se for, no outro dia está na rua.

Ataíde Lemos
Escritor & Poeta 

Nenhum comentário: