sábado, 19 de janeiro de 2013

Colação de Grau


Colação de Grau

            Esta semana eu participei da colação festiva de grau, onde formandos de três cursos (Ciências Biológicas, Direito e Farmácia), realizaram uma etapa profissional muito importante de suas vidas.

Após vários anos de estudos e de dificuldades inúmeras, se via brilhos nos olhos e uma emoção indescritível e particular de cada formando. A emoção deles, certamente, nos contagiou. Pais, irmãos, amigos íntimos ali estavam, uns para aplaudir o feito, aplaudir a conquista de seu amigo ou seus irmãos (a) formando. Outros – os pais – ali emocionados, por também estarem realizando seu sonho e de seus filhos. Pais que muitas vezes, doaram-se, passando também por diversas dificuldades para que seu filho estivesse ali naquele momento recebendo seu diploma.

Assistindo a colação de grau e observando bem o semblante de cada um dos formandos, ouvindo atentamente suas falas e de todos os envolvidos naquele evento, senti uma emoção tamanha. Pois, é como se transportasse aquela alegria, aquela satisfação de todos (formandos, professores e diretores), pela concretização de um sonho e pela sensação de missão cumprida de ambos. A alegria, a felicidade dos outros também é a nossa felicidade e assim, toda a emoção nos envolve.

A diplomação de um curso, certamente, não é o inicio de uma etapa, porque ela se inicia já na escolha de uma profissão e se estende durante todo o processo de formação. Pois, quanto é doloroso e dificultoso por diversas situações o aluno atingir a sua meta.. São noites sem dormir; livros e livros para se devorar; kilometros e kilometros durante todos os anos de estudos para muitos, já para outros, são anos morando longe dos pais; perigos diversos. Muitos alunos precisam conciliar o trabalho com o estudo e para uma grande parcela, a maior das maiores dificuldades está na econômica. Quantos pais passaram necessidades financeiras para manterem seus filhos nos estudos e quantos alunos que se privaram de inúmeros divertimentos, vestuários por terem que regrarem seus recursos para manter o curso! Portanto, esta é a primeira etapa vencida e toda esta emoção é refletida e sentida naquele instante da colação de grau.

Certamente, no momento da colação de grau, os formandos estão mergulhados na emoção da realização de uma etapa, e ao mesmo tempo, sentindo a responsabilidade do feito ao ouvirem atentamente os discursos inflamados do patrono, dos paraninfos e seus oradores, absorvendo cada palavra de incentivo pela missão cumprida, mas também a exortação da responsabilidade exigida em suas profissões escolhidas.

A profissão seja ela qual for, é um serviço que o profissional presta para sociedade, cujo objetivo primeiro, é promover o bem estar; a paz; a justiça; a formação; o desenvolvimento e a harmonia de uma sociedade e o seu retorno deve vir como satisfação do dever cumprido e somente após, vem o retorno financeiro. A inversão disto, já compromete todos o processo, colocando em cheque a ética do profissional.

Enfim, após todo o momento de festividade, abraços, sorrisos, fotos, oratórias há uma explosão de alegria extravasada num grito e num aceno, onde o capelo é lançado ao ar como um gesto de êxtase.

Ataíde Lemos
       Escritor & Poeta 

Nenhum comentário: