terça-feira, 3 de abril de 2012

Ouro Fino passando a limpo


Ouro Fino começa a virar uma pagina de seu livro, o que se espera é que feche este capitulo, porém ficará registrado na sua biografia. Por sinal, um capitulo que maculou a cidade deixando a maioria dos munícipes envergonhados, mas que talvez tenha sido necessário para que ela possa aprender escolher melhor seus governantes.

É preciso enaltecer o trabalho investigativo do Ministério Público (MP), que não mediu esforço para enfrentar um grupo político poderoso. Enfrentou o silêncio de entidades representativas da cidade. Enfrentou um Legislativo que em sua maioria, manteve-se omisso diante de tantas denuncias de atos concretos para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o Executivo. Enfrentou a omissão da sociedade como um todo, que mesmo diante tantas denuncias de corrupção não se manifestou de forma efetiva. Apenas teve um grupo de pessoas que se transformaram em arautos contra a corrupção e deram suas caras para repudiar tamanha violência se estava comendo contra os cofres públicos do município ao saírem pelas ruas da cidade, manisfestando sua indignação.

Porém, é preciso ressaltar que o MP, embora, trabalhando quase que só pela omissão já dita acima, teve um grande aliado. Aliado este, que tem feito a diferença nos casos de corrupção que estamos assistindo neste País. Este grande aliado é nossa mídia local, com destaque a Rádio Difusora Ouro Fino, os Jornais impressos locais, todos eles, e não poderia também deixar de citar as TVs regionais, que tem acompanhado dando notoriedade ao caso para que, de alguma maneira, pressione os políticos, as autoridades através da opinião publica.

Pois bem, o que se espera com o novo prefeito Lauro Tandelli, vereador este que até o momento fazia parte do grupo que apoiava o ex-prefeito, é que de fato a página triste deste livro seja encerrado e que constitua um novo governo pautado na ética, na transparência, no entanto, para que isto ocorra é preciso constituir uma nova equipe de diretores. É preciso expurgar o joio que está disseminado no trigo. É preciso trocar os nomes daqueles que estão nos cargos comissionados. E preciso abrir as portas da prefeitura para o MP. É necessária uma auditoria nas contas públicas do município. É fundamental que todos os servidores públicos, sejam eles contratados ou concursados que estiverem envolvidos nos crimes da gasolina, das licitações fraudulentas e tantas outras mais corrupções sejam demitidos por justa causa.

Enfim, um novo governo se inicia, mas os crimes estão ai, para serem investigados e que os culpados pagam civil e criminalmente pelos seus atos e também sejam ressarcidos os cofres públicos que certamente, estas corrupções foram responsáveis por mortes na saúde, pela falta de médicos, medicamentos e tantos outros danos nos serviços essenciais que a sociedade foi prejudicada.

Portanto, o que espera a sociedade é que de fato, esta triste e melancólica pagina se encerre um capítulo o qual não há o que se alegrar. E que este infeliz fim, seja o final de uma estação e o inicio de uma primavera para a querida cidade Ouro Fino.

Ataíde Lemos
Escritor e poeta

Nenhum comentário: