sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A Paz não é uma Utopia


 
Fiquei muito feliz com a indicação de meu nome para fazer parte do Círculo Universal dos Embaixadores pela Paz. Indicação esta, feita pela Baronesa e poetisa Jane Rossi, e imensamente, feliz em ser aceito. Gostaria também de agradecer a presidente CERCLE UNIVERSEL DES AMBASSADEURS DE LA PAIX SUISSE/FRANCÊS, Gabrielle Simond, por ter aceitado a indicação.

É fundamental que todos que exercem algum tipo de liderança, isto é, seja um formador de opinião trabalhe pela paz em sua cidade, em seu Estado, País ou mesmo trabalhe pela paz mundial. Nós como escritores, poetas precisamos usarmos desta arma que se chama literatura e fazer nossa parte, através da poesia, crônicas, romances, artigos, enfim, através da diversidade literária provocarmos reflexões pela Paz.

A paz, inicia-se através do respeito aos Direitos Humanos. Da promoção da justiça. Através de uma Educação de qualidade. Do Direito a Saúde. Enfim, de uma mentalidade, que todos somos iguais perante a Lei e assim, todos temos os mesmos deveres e direitos.

Não basta falar de paz, é preciso promove-la e isto deve ser o compromisso de todos, desde nossos governantes até cada cidadão individualmente. O mundo somente se torna melhor se “Eu”, me torno melhor. O mundo somente alcança a paz se “Eu” procuro promover no meu lar, na minha comunidade, na cidade, enfim, se procuro trabalhar para que de fato ela aconteça. Certamente, este é um discurso de todos, porém, sempre deve ser repetido até que ela de tanto ser proferida, pode-se transformar em ação.

Sei que sou apenas uma semente, infinitamente, menor que um grão de mostarda, porém, isto não me reserve o direito de me calar ou omitir de planta-la através de meus textos literários; através de minhas poesias. Assim, também todos não podem deixar de promover a paz, por serem levados pelo pessimismo, pela falta de luz no horizonte. A paz do amanhã nasce hoje com as nossas ações por ela. Nasce hoje, através de uma Educação de qualidade e uma Educação cidadã, visando o Ser humano em primeiro lugar. A paz vem através de um ato democrático, onde o cidadão escolhe seus dirigentes políticos, não pela cor dos olhos, ou pela conta bancária. Não escolha pelos sorrisos ou pelas belas retóricas. Mas escolha pela sua proposta política; pela sua idoneidade; pelos seus trabalhos junto à sociedade; pelo seu grau de comprometimento com o social.

Enfim, a Paz não é uma utopia, não é um ideal, pelo contrario, é uma realidade quando de fato ela deixa de ser um discurso teórico e torna-se uma pratica diária.

Ataíde Lemos
Poeta e Escritor

Um comentário:

Cléo Anselmo disse...

Parabéns poeta. Sinto-me feliz por você.
você merece.
abraços.