sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Educação dos filhos pelo exemplo dos pais


Quando os pais se sentem impotentes para educar, seus filhos ficam desorientados, apreensivos e sem ação. Outra preocupação constante também dos pais é de como falar sobre determinados temas complexos, há sempre a preocupação na receptividade dos filhos, por isso, surge o receio em detalhar ou não, determinados assuntos.

Temas polêmicos como sexualidade, drogas são umas destas dificuldades dos pais, então, os pais acabam por negligenciar e transferi-lo estas responsabilidades à outrem.

Há várias tendências pedagógicas sobre tais assuntos de como falar; quando falar; o que falar e em que idade. Tudo isso atemoriza os pais. Para ajudar a somar a estas dificuldades tem toda uma cultura; educação recebida; espiritualidade; a estrutura psíquica. Ou seja, diante este quadro, fica-se numa encruzilhada preferindo omitir e prolongando tais abordagens.

Acredito que uma boa educação nos tempos de hoje é o exemplo. É a consciência tranquila de não ter se omitido, nem negligenciado e a certeza de ter repassado o melhor de si para os filhos através dos exemplos. Já diz um ditado: “As palavras movem, mas os exemplos arrastam”. Ensinar valores éticos, morais e espirituais.. Certamente, a conscientização vem seguida a esta ação (exemplos). A receita do diálogo ainda é o caminho mais eficiente. Quatro palavras são básicas para educar os filhos: amor; compreensão e respeito e limites.

Num mundo globalizado em que vivemos, torna-se necessário a aproximação da família, ou seja há necessidade de uma qualidade no tempo dispensado aos filhos. É fundamental desde criança a espiritualização no âmbito familiar. e social.

Nossas crianças, adolescentes e jovens são bombardeadas de informações recebendo assim, uma educação pela mídia, pela escola, por amigos e tantas outras fontes de aprendizado. Toda esta educação tanto pode levar ao desenvolvimento sadio quanto ao desenvolvimento nocivo. Certamente, nossos filhos, encontram-se bem mais informados do que nós pais sobre a realidade de sua idade e de tempo.

Os pais não têm como ficar o tempo todo junto aos filhos, vigiando-as vinte quatro horas; a pedagogia do terror, do medo, da mentira com objetivo de intimidá-los e nutri-los pelo medo não funciona mais. Não existe possibilidade de colocá-los numa redoma para protegê-los das adversidades da vida.

Algo fundamental e que se faz necessário e urgente está na diminuição da distância existente entre as pessoas. A desinformação leva ao medo, o medo produz a insegurança e por conseqüência, o preconceito que colabora para a rotulação entre as pessoas promovendo ainda mais à distância entre os seres humanos.

Nosso comportamento diante da sociedade é o reflexo do que recebemos através da educação de um modo geral. Os exemplos dos pais nas atitudes, nos gestos norteiam a educação dos filhos por toda vida.

Ataíde Lemos
Poeta e escritor

Nenhum comentário: