segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Lula e seu governo


O governo de Lula foi um dos mais demagogo que conheci a partir da ditadura. Ficou 8 anos fazendo campanha política, fazendo palanque. Por outro lado, foi o autentico político daqueles que causa paixão para uns e repulsa para outros. Aquele que consegue enganar a sociedade de um modo geral, ou seja, o político que não tem nada haver com conhecimento, gerenciamento e eficiência da máquina pública.

Lula herdou um País sem inflação, com vários planos sociais para erradicação da pobreza. Planos sociais em relação à Educação e apenas deu seguimento aumentando significativamente os gastos da máquina pública e favorecendo aos seus.

É preciso também ressaltar que Lula foi um político extremamente inteligente, pelo lado negativo da palavra, pois conseguiu se enriquecer, através do seu filho; satisfazer os grandes empresários industriais e agrícolas; os banqueiros; os miseráveis com a ilusão do Bolsa Família; e as entidades sociais como os sindicalistas, a UNE ( União Nacional dos Estudantes) e por ai a fora. Ainda conseguiu ter nas mãos os cacifes dos principais partidos políticos.

Alguém com toda esta “esperteza”, não poderia mesmo sair sem uma grande aprovação popular construída pelo marketing dos beneficiários de seu governo. Certamente, este mesmo êxito não acontecerá com Dilma, não por incompetência, mas por não ter a “inteligência” política de seu padrinho.

A grande verdade que a popularidade de Lula é marketing foi o resultado eleitoral. Alguém com mais de 80% de aprovação, teoricamente conseguiria fazer seu sucessor tranqüilamente no 1º Turno, como ocorreu com Aécio Neves e mesmo Serra em São Paulo.

Não há duvidas que Lula já planeja voltar em 2014 e certamente se quiser volta, pois como coloquei anteriormente, dificilmente um político sério consiga fazer o que Lula conseguiu, ou seja, satisfazer a todos e a ele próprio. Ainda é preciso dizer que o ego dele é muito para manter-se no anonimato.

Acredito na competência de Dilma como gestora, mas não acredito que ela tenha a qualidade essencial para governar um País que é ser política. Um político, não se faz, ele nasce político e isto acredito que Dilma não seja. Portanto, ou ela vai ser governada perdendo sua autoridade, isto é, ser governada pelos políticos que a rodeia ou se quiser tomar a rédea da situação vai encontrar muitos entraves em relação aos seus aliados ou mesmo a oposição. Voltando a Lula, ele não entende nada de administração, mas é um político.

A política é uma arte de governar e nem todos tem esta capacidade, pois o verdadeiro político é aquele que sabe usar dos meios para atingir os fins, e, tanto o político desonesto quanto o idôneo sabem como usar dos meios, no entanto, a diferença é que o político desonesto usa dos meios para atingir seus fins, contrariamente do político honesto que é atingir o bem comum unicamente.

Ataíde Lemos

6 comentários:

Unknown disse...

Excelente artigo, Ataide. Concordo com vc.

Bruno Vettore disse...

Concordo com vc, Ataíde. Lula teve um lado positivo - ouso dizer indispensável - na transição entre um Brasil ainda assustado com a ditadura e seus contos de comunista comendo criancinha e um Brasil um pouquinho (ênfase no pouquinho) mais adulto e corajoso para tomar suas decisões. Como político nato, soube ainda manter a política internacional equilibrada e neutra (até 2 meses atrás pelo menos) o que foi um feito, visto que passou boa parte do mandato prensado entre Chavez e Bush.
Enfim, um demagogo, mas um demagogo útil.
Resta torcer para que Dilma vá além da demagogia.

Paulo Victor disse...

Só quem pode chamar lula de demagogo é quem não viveu a pobreza extrema ou viu seu filho ser o primeiro da família a entrar na universidade. Só quem pode dizer que serra não é marketing é quem não viu as enchentes ou a política belicista em relação aos policiais e aos professores. Lula foi, sem dpuvida, o unico presidente que de fato defendeu o patrimônio nmacional e fez jovens acreditarem que o Brasil pode mais ou não foi sob ele que surgiu a bandeira "sou brasileiro e não desisto nunca"?
Foi o primeiro presidente que não abaixou sua cabeça para os EUa e cumpriu um papel fundamental na erradicação do etnocentrismo e da criação de um mundo multipolar. Que demagogia é esta que a cada dia traz mais investimentos para o país? Que fez da petrobrás uma das maiores empresas do mundo, que criou mais de 30 universidades e 20 pólos universitários? Que teve uma posição altiva com os companheiros do eixo sul sem perder a solidariedade?

Não, Lula não foi perfeito, manteve o legado maldito da era fhc de metas de inflação, baixo investimento em infraestrutura e política macro econômica ortodoxa. Mas falar de Lula enquanto pessoa política não diz nada sobre seu governo e tampouco sobre seu caráter político a final política, segundo aristóteles, é uma ciência prática e só assim ela pode ser julgada. De modo que a prática mostra que o Brasil de 2010 é mais justo, plural, democrático e desenvolvido do que o Brasil de 2002.

Marili disse...

Primeiro discordo quando você escritor diz, que não tinha inflação quando Lula chegou ao governo.
Era quase 20%...Isso é uma inflação que nos preocupava.
Outra das coisas mais importantes, que se você perceber nas brigas e nas palavras ditas e não ditas entre os chefes do PSDB, é que Serra privatizou tudo, e o atual governador não tem caixa...
Lula fez o que fez sem vender nada...
O banco do meu estado foi adquirido pelo BB.
Não se pode discutir com números...
Política é paixão sim sim, faço desde que entrei pra universidade...Sempre no PT.
Sei que não perfeição, até porque não acredito perfeição em humanos...
Apesar de todas as mudanças que ocorreram é o único que se pode chamar de Partido.
Que partido, senta uma vzs por meus com seus filiados para debater os problemas sociais.
A executiva uma vzs a cada 15 dias pra discutir governo?
Tenho certeza que a história vai contar os fatos.
Fazer política enquanto governo sem imprensa forte ao seu lado, nao teria chego ao governo se a população não sentisse o resultado.
Você poeta, já presenciou a cena onde os pais agricultores comemoram pela filha ter passado no vestibular de medicina, e em seguida quando souberam o valor da mensalidade jamais poderiam pagar...e precisa falar pra filha que ela não vai mais ser doutora? Em seguida sai o Resultado do PROUNI e ela ganha uma bolsa integral...
Eu poderia perguntar o que vc já ouviu tantas vzs, Quantas universidades FHC fez? Escolas tecnicas?Apesar de ser bem visto lá fora, FHC não mostrou o Brasil e sim ele mesmo.
Como a Europa vê o brasil hoje? Os EUA?
Aí dizer que Lula foi demagogo, é dizer que o povo é ignorante de mais.
Eu faço política, muito tempo...politica mesmo...saia na rua...nunca fui candidata e nem exerci cargo com indicação politica...
Mas, faço, exaltando meu governo, sem ter que falar mal do outros ...Quem tem o que dizer dos seus, não tem tempo pra falar dos outros...
Como tudo que fizemos, ninguém tem obrigação de pensar da mesma forma...tem obrigação com o respeito, a responsabilidade e a verdade...

Marili disse...

Acredito na competência de Dilma como gestora, mas não acredito que ela tenha a qualidade essencial para governar um País que é ser política. Um político, não se faz, ele nasce político e isto acredito que Dilma não seja. Portanto, ou ela vai ser governada perdendo sua autoridade, isto é, ser governada pelos políticos que a rodeia ou se quiser tomar a rédea da situação vai encontrar muitos entraves em relação aos seus aliados ou mesmo a oposição. Voltando a Lula, ele não entende nada de administração, mas é um político.
Dilma já deu mostrar do que é como politica...
Não sei por que horas se critica Lula por ter sido político, e depois se critica Dilma por não ser...
Tanta formação que fiz em politica...não tem me ajudado a entender...
Se Lula volta ou não, não sabemos...Com certeza não haverá brigas quanto a isso...e olha que brigamos muito dentro do partido por ideias não por presidencia de partidos como uns e outros...
Alguém falou, aqui do meu estado...que "Essa raça estava acabada por 30 anos "
Levou a pior...somos hoje em numeros de voto, o maior partido em tão pouco tempo de existencia...Enquanto o outro luta pra se manter vivo.
Sempre é bom tomar cuidado com o que falamos...

Unknown disse...

Sem esse legado maldito que vc fala, Lula não teria tido condições de governar. Vc acredita que ele conseguiria reunir uma equipe de ouro como fez FHC, na época Ministro da Economia do Governo Itamar Franco, e estabilizar a Economia?
Pois então...quem deu um Brasil mais justo a TODOS foi um conjunto de medidas sociais, fruto das ideias de D. Ruth Cardoso, mentora dos planos sociais,como Vale Gás,Bolsa Escola dentre mtos outros.Lula deu continuidade mas depois juntou todos colocando no mesmo "cesto" e tentou atrair para si o feito! Lula herdou tb um país SEM INFLAÇÃO, um país com a moeda forte que temos até hoje, o REAL. Esse foi um dos grandes feitos da era FHC, qndo antes,tinhamos taxas de juros estratosfericas que chegavam a 70 / 80% ao mes.Eu vivi isso...
Ainda tinha mto a falar mas resumindo, se não fosse a "maldita herança" de FHC ainda estaríamos de Plano em Plano pois só o Real conseguiu tamanho feito.