segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O papel da mídia num País democrático




Quando analisamos a insatisfação de Lula com algumas empresas de comunicação, é fácil de entender o motivo. Para isto, é importante analisarmos a relação entre eleitor e os políticos e eleitor e a mídia.

1º - Uma parte expressiva da população não gosta e não se interessa por política, sendo assim, tudo que se refere aos políticos se mantém alheia. Estes grupos de pessoas não acompanham horário político em radio ou na televisão. Muitos deles nem conhece quais sãos os candidatos que estão disputando as eleições. Neste grupo, se enquadram eleitores de vários níveis sociais, culturais e econômicos. Enfim, são eleitores que votarão por indicação de outros no momento eleitoral.

2º - Grande parte da sociedade não lê jornais, muito menos revistas. Certamente, estes nunca ouviram falar da revista Veja. Sendo assim, as matérias que são veiculadas por ela não atinge enorme parte dos eleitores. Porem, as mídias televisivas são as causadoras da dor de cabeça em Lula, pois elas são as extensões das imprensas escritas, ou seja, todos as matérias veiculadas tanto nos grandes jornais como nas revistas acabam sendo retransmitida através dos telejornais das grandes redes de televisão e, por conseguinte, toda a população de um modo geral é informada por este meio de comunicação. Quem não assiste um Jornal Nacional? Quem não assiste um Jornal do SBT, um Jornal Bandeirante, ou Jornal da Record? No entanto, observamos que o SBT e a Globo são as emissoras que mais dão ênfase às informações publicadas pela imprensa escrita, tornando-se uma pedra no calcanhar do governo, que por sua vez, usa de todos os meios para desqualifica-las ou de certa forma, intimida-las com palavras de agressão.

Pois bem, o que é democracia? Um de seus pilares se sustenta na liberdade de expressão. Neste sentido, é fundamental o trabalho que tais mídias como a Globo, SBT, Folha de São Paulo, Estadão, a Revista Veja e o que outras mídias têm feito, pois é de suma importância para a democracia. Será que se estas mídias não revelassem o que estava ou está ocorrendo na Casa Civil à sociedade o governo contaria? Será que se estas mídias não veiculasse o escândalo da invasão dos sigilos fiscais tanto de pessoas de oposição ao governo e de tantos que tiveram seus sigilos violados o governo revelaria? Certamente não, e assim, os eleitores estariam votando cegamente sem saber quais são aqueles os quais estão colocando no Poder.

Portanto, as grandes mídias têm feito seus trabalhos eficientemente, levando aos eleitores a realidade dos fatos. Levando ao eleitor esclarecimento, porém sem aumentar ou diminuir nada, tanto que ela pública os dois lados da noticia dando direito de respostas a todos. Questionar a lisura do trabalho da imprensa, intimida-las com retóricas, isto sim que está errado. Algo de bom que observamos nestas grandes mídias é que, elas por mais que se sintam caluniadas pelo governo mantém transparência, sem retaliações, ou seja, mesmo elas sendo ofendidas pelo governo entendem que questionar é um direito democrático.

É importante também dizer que, se os candidatos tiram proveitos eleitorais destas noticias é um direito e problema dos candidatos. A noticia precisa ser dada, o povo precisa ser informado, e diante isto, os políticos os usam como queiram, pois isto já não é mais alçada da imprensa.

Em suma, a mídia num País democrático quando age com lisura e transparência é sempre o primeiro alvo atingido pelos governantes, pois muitos deles se sentem traídos por imaginar que elas devem fidelidades a eles, por manterem altos valores em patrocínios. Enfim, imaginam que elas também se vendem como vendem a maioria de outras entidades públicas e privadas.

Ataíde Lemos

Nenhum comentário: