sexta-feira, 2 de julho de 2010

Copa do Mundo e Seleção Brasileira

















Analisar a derrota do Brasil frente à Holanda e, por conseguinte, sua eliminação logo após o jogo, leva-nos tirar conclusões sob fortes tensões emocionais, mas algumas situações são fundamentais serem levantadas.

Paixão à parte, no entanto é preciso refletir que uma Copa do Mundo envolve muito dinheiro, jogos de interesses, etc. Isto ficou claro ao assistirmos o que ocorreu na copa de 1998. Aquele ano veio à tona do que acontece nos bastidores deste campeonato. Todos que gostam de futebol, porém não são tão apaixonados, pelo contrário, são críticos puderam perceber todas as artimanhas que há por trás deste grande espetáculo midiático que envolve bilhões de pessoas e de dólares.

Analisando por este ângulo, já se poderia saber que, partir do momento em que o Brasil foi escolhido como país sede da copa de 2014, ali se definiu que o Brasil não seria campeão nesta de 2010. Segundo meu ponto de vista, seria inimaginável que o Brasil fosse campeão este ano, pois como ficaria em 2014? Seria campeão novamente? Ainda é preciso frisar que, não é conveniente para a FIFA que um País dispara em títulos frente a outras grandes seleções, portanto, todo este scripte já estava arquitetado, porém o que não estava nos planos era a eliminação da França e da Itália logo na primeira fase.

Avaliando a seleção brasileira, um dado inicial que precisa ser colocado é que, Dunga não convocou uma “seleção brasileira”, isto é ele não convocou os melhores jogadores brasileiros do momento, mas sim montou um time que, segundo ele, poderia fazer uma boa competição. Certamente, este foi o fator essencial que prejudicou a seleção, pois quando se precisava de talentos, ou melhor, precisava de jogadores que poderiam desestabilizar o adversário pela qualidade técnica a seleção brasileira não havia com quem contar. Portanto, as criticas devem ser voltadas ao técnico Dunga e não aos jogadores convocados, pois estes renderam tudo o que poderiam, porém dentro suas limitações de jogadores medianos.

O saldo positivo desta copa de 2010, foi algumas surpresas como, por exemplo, a eliminação da França e Itália na primeira fase - positivo pelo futebol apresentado por ambas. A participação do Paraguai nas quartas de final. No entanto, ressalto novamente que estes ocorridos se deram por percalços que saíram do controle dos organizadores do evento.

Partindo desta analise, nós brasileiros podemos dormir e sonhar com o hexa para 2014, pois até lá, serão 12 anos da ultima vitória do Brasil em copa, além do que o evento se dará em nosso País.

Finalizando, futebol é a paixão brasileira e a Copa do Mundo é uma grande festa envolvendo toda Nação, fator este que colabora para anestesiar os cidadãos e assim, dar uma folga para os políticos, pois a mídia de um modo geral, ocupa-se o tempo todo em produzir matérias relacionadas a copa e veiculando pequenas notas de assuntos relevantes em termos de política, economia, etc.

Ataíde Lemos

Um comentário:

Vera Lúcia disse...

É isso aí Ataide. Você teve ótimas sacadas em sua análise crítica com relação às negociações, que envolvem um evento deste porte e apontou claramente, os motivos que levaram à derrota da Seleção Brasileira. Sinceramente, pensei que o Brasil pudesse chegar pelo menos às semifinais. Foi patético! Quanto às eleições e à mídia eu não sei não... pois já há um novo campeonato engatilhado para envolver as massas.