segunda-feira, 31 de maio de 2010

Eleições 2010 - II









          Tempos atrás escrevi um artigo onde profetizava a vitória de Dilma Rousseff, não por ser uma grande candidata, mas sim, por ser a candidata de Lula, fui além, dizendo que na popularidade que Lula se encontra atualmente elege até um poste, independente a qualidade deste poste.

          Pois bem, parece que pouco a pouco esta profecia está se concretizando a medida em quem vamos nos aproximando das eleições. Dilma pode se eleger ainda no primeiro turno, pois o que vem se desenhando é uma queda de Jose Serra e da candidata Marina Silva. É importante que se diga que faltam ainda 5 meses para as eleições.

          Um dos aspectos fundamental que envolve o eleitor para definir seu candidato é sua satisfação com governo atual. Certamente este contentamento é responsável pela aglutinação e adesão política e do empresariado a determinados candidatos ou pela debanda de apoio. No caso de Lula que tem seu governo aprovado por mais de 70 % da população, dificilmente não atingirá 50 % dos votos, quantidade necessária para a vitória de sua candidata. Sendo assim, é natural ter como aliado vários partidos políticos, grupos empresariais e o apoio de alguns políticos mesmo que contrariando as bases de seus partidos apoiando informalmente a candidata Dilma.

          É importante frisar que numa eleição como ocorrerá este ano (2010) onde serão eleitos governadores, senadores, deputados tudo que os pleiteantes não desejam é bater de frente com a candidata Dilma e com o governo do presidente Lula, pois este tipo de enfrentamento é suicida para qualquer candidato de oposição. Já para os aliados, estar junto a eles é a certeza de angariarem votos.

         No entanto, para o bem da democracia é fundamental que haja disputa política, até porque, 30% dos que não aprovam o governo de Lula representam uma grande parcela da sociedade e ela precisa encontrar seus espaços optando em candidatos de que tenham outros projetos político para o País, sendo assim, mesmo que esteja desenhado o próximo presidente, isto é, a próxima presidenta do Brasil é fundamental ter outros candidatos disputando a presidência da republica, pois mesmo perdendo colabora com a construção de uma oposição forte, seja em nível de governadores como também no Poder Legislativo.

         Aécio como inteligente político que é, não titubeou em abandonar a intenção de disputar a pré-candidatura com Jose Serra para a concorrer à Presidência da Republica pelo PSDB e nem optou em ser vice na chapa com Serra, pois sabe que como candidato ao Senado por Minas sua eleição é garantida como também através de campanha percorrendo todo o Estado de Minas Gerais terá maiores chances de eleger seu sucessor para governo de Minas o professor Anastásia. Como Lula, o ex-governador Aécio supera os 70 % de aprovação de seu governo pelos mineiros, mas é consciente que tem um páreo muito difícil que é o ex-ministro das comunicações Hélio Costa.

Ataíde Lemos

Nenhum comentário: