quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O caso Isabella nos leva a reflexão; quem é o Homem?

















          Um acontecimento trágico que está na mídia, e nos choca cada dia mais, é a morte violenta de Isabella No principio, não dava para acreditar que seu pai juntamente com a madrasta fossem capazes de praticarem ato tão covarde e violento. Como um pai seria capaz de simular a morte de sua filha jogando-a pela janela do sexto andar e descer correndo para montar um teatro macabro de desespero?

          Realmente era algo difícil de acreditar, no entanto, tudo já está esclarecido e, infelizmente vemos que o Ser humano dotado de racionalidade, acaba envergonhando os animais irracionais pela suas atitudes e comportamentos.

         Algumas perguntas acabamos fazendo: que seria do homem sem uma educação? Sem uma formação familiar onde lhe é ensinado valores? O que seria do homem sem uma formação espiritual e religiosa? Enfim, o que seria do homem sem Deus?

          Se o Ser humano é capaz de ter atos destes como matar, simular a destruição de seu próprio sangue como no caso do pai de Isabella como também muitas mães, pais, profissionais de saúde serem capazes de matar crianças ainda no ventre provocando o aborto, o que esperar do homem?

          Se não somos sensíveis para sentir a dor da própria carne, como sentir a dor da carne do outro? Certamente, o homem sem uma formação educacional como o de valores básicos que é o amor por si e pelos outros, o respeito pelo alheio, a valorização do corpo e principalmente a valorização da vida, o homem é um suicida, homicida. Enfim, é o pior dos animais, pois pela inteligência existente nele é capaz de arquitetar, planejar e executar o mal em dimensões desproporcionais.

          Embora o homem seja dotado de Espírito, sendo um Ser espiritual, precisa ser educado, catequizado para tal. Não há como o homem entrar em contato com o transcendental, com Deus se não for estimulado, ensinado. É pela catequese, pelo ensino seja por meio de uma instituição religiosa ou dos pais que o homem aos pouco se abre para a experiência de Deus em sua vida.

          Quando vemos estes atos de violência, sem explicação, o que devemos refletir é: qual educação familiar, institucional que estamos dando as nossas crianças e adolescente? Quais são os valores que estamos repassando aos nossos filhos? Porque é esta educação que irá formar ou deformar o caráter deles.

           O homem, a sociedade é o seu meio ambiente; é a educação no sentido amplo que lhe foi e é oferecida. Jamais podemos desaperceber que o homem sempre terá tendência para o mal, pois ele é egoísta na sua essência. Sendo assim, se não recebe uma educação de sociabilidade, de amor por si mesmo e pelo seu semelhante. Se não aprende a respeitar seus limites e os direitos dos outros, certamente estaremos construindo monstros capazes de atos de proporções desastrosas. Exemplos de monstros há de sobra como Hitler e inúmeros outros tantos.

           O que ocorreu no caso Isabella, o caso do menino João Vitor e tantos anônimos que são esquecidas por serem pessoas pobres ou excluídas como, por exemplo, as crianças da Candelária que foram mortas barbaramente com requinte de crueldade somente vêm nos revelar quem somos. Estes acontecimentos não são exceções de algumas pessoas. Se não ocorre de forma epidemiológica ainda, se deve a educação, a formação familiar e espiritual recebida de grande parte da sociedade.

Ataíde Lemos

Nenhum comentário: