segunda-feira, 27 de outubro de 2014

O PSDB está estigmatizado



Eu venho escrevendo artigos políticos e sobre eleições há muito tempo e sempre teclando na mesma tecla sobre o PSDB. Em um deles cheguei a citar que nem se Jesus Cristo sair como candidato pelo PSDB ele não ganha a presidência da republica, por uma simples razão, o PSDB é um partido queimado pela maioria dos brasileiros.

Aécio Neves pode-se considerar um vitorioso, como ele cita São Paulo, “combati o bom combate...”, fez tudo certo, apresentou propostas, trabalhou sua biografia e tudo mais. Conseguiu persuadir com o eleitorado que de fato, queria e quer mudanças, porém, havia uma pedra do meio do caminho e esta pedra tem nome de PSDB.

Sei que muitos fãs de Fernando Henrique Cardoso (FHC), não gostam quando cito que ele é a pedra no meio do caminho do PSDB e de qualquer candidato a presidência que saia por este partido politico não conseguirá se eleger presidente da republica. Esta é uma verdade inconteste.

Quando Lula se elegeu pela primeira vez, ele foi eleito no escuro, ou seja, grande parte do voto que recebeu foi de protesto. O país naquele período vivia uma crise de desemprego com uma taxa elevada. Havia todo um desgaste do governo de FHC, muitas delas provocada pelo próprio PT que fazia oposição e também por vários outras circunstancias.

Pois bem, quando o PT assumiu o Poder ele foi beneficiado pela estabilidade da moeda, aproveitou-se dos programas sociais existentes e deu ampliação beneficiando milhões de famílias carentes. Enfim, nestes doze anos ele tem feito o exercício de casa para manter os eleitores carentes e beneficiários dos programas sociais encabrestados e sabe fazer o terrorismo eleitoral, através das mentiras e boatos para amedrontar os eleitores e mantê-los em seu curral eleitoral.

Porém, embora, o PT usa desta baixaria eleitoral, infelizmente, estas são as regras usadas em eleições, sejam elas presidenciais, estaduais ou municipais. Repito, infelizmente, isto não vai mudar e qualquer candidato que dispute cargos majoritários terá que conviver com esta realidade. É por isto, que muitos, até desejam entrar na vida politica para contribuir com seu trabalho, mas não entram, porque conhecem o jogo eleitoral e como ele é podre.

Mas, voltando sobre as eleições ocorridas. Por todas as experiências que vemos acontecer nestas três últimas eleições, pode-se afirmar que PSDB jamais ganhará do PT. Pode ser o candidato que for, e o PT sabe disto.

Em um dos meus artigos eu coloquei que quando o PT percebeu que Marina Silva, estava subindo e seria a candidata a disputar o segundo turno, ele fez de tudo para derruba-la, pois, para o PT seria mais fácil derrotar Aécio do que Marina, por uma razão simples, Marina representava o novo e quais seriam os argumentos fortes que o PT poderia usar contra ela? A munição seria  bem menos.

Também é preciso dizer que caso Marina Silva, fosse para o segundo turno, haveria bem mais transferência de votos de Aécio para ela, até porque, muitos dos votos que Aécio recebeu no segundo turno, não eram votos para ele, mas sim, contra o PT.

Enfim, acredito que será muito difícil o PSDB voltar a presidência da republica, ainda que possa ter em seus quadros bons políticos e altamente competentes. O PSDB está estigmatizado e quanto mais os anos passam, mais ele vai perdendo suas forças, não como oposição no parlamento ou no executivo nos Estados, mas para almejar a presidência. O Brasil não é os Estados Unidos, que hora assume os republicanos, ora os democratas.

Para estes bons nomes do PSDB não bastam mudar de sigla partidária, porque em qualquer eleição que houver presidencial, o PT dirá; “vocês quebraram o Brasil três vezes”. Portanto, estes grandes e bons políticos se um dia desejarem a presidência terão que entrar por tabela, ou seja, apoiar um candidato que não tenha nada haver com o PSDB, para que este ao entrar faça um bom governo de coalizão com o PSDB para  derrubar este estigma implantado pelo PT e assim conseguirem novamente, conquistar o eleitorado.  


Ataíde Lemos
Escritor & Poeta 

Nenhum comentário: