Hoje sou livre como você Mas, quanto já sofriQuanto meus pais E todos ancestrais Foram torturados Mortos, açoitados Jogados em senzalas Tratados pior que animais! Olho pra você e para mim Vejo que somos iguais Nada nos diminui um do outro; Buscamos os mesmo ideais Amor, justiça, paz, igualdade Respeitando as adversidades. O preconceito é fruto da ignorância... Que para alguns é ausência de educação Já para outros, É sentimento de superioridade Que também não deixa De ser uma ignorância na verdade. |
Ataíde Lemos |
Neste blog publico artigos políticos de minha autoria e de outros como também textos do cotidiano e poemas sociais. Seja bem vindo e volte sempre, sua presença sempre enriquece este espaço.
sábado, 20 de novembro de 2010
Preconceito racial II
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Preconceito - Análise bem complexa,abrange várias vertentes. Todavia, em um linguajar simples...
É um ATO ABOMINÁVEL,forma de autoritarismo social de uma sociedade doente. Normalmente o preconceito advém da ignorância, como bem narrou o POETA.Isto posto,é a Não-aceitação do outro que é diferente.O preconceito leva à discriminação,à marginalização e à violência. Estas atitudes vem acompanhadas,
Por teorias justificativas: O racismo e o etnocentrismo.O preconceito é Uma Visão... externada implícitamente, muitas das vezes,de quem crê na supremacia do seu grupo étnico ou da sua nacionalidade e, por conseguinte, defendem e praticam a superioridade de povos e raças!
Ratifico: atitude e visão Asquerosas, nojentas, ABOMINÁVEIS!
JÁ que diante da Lei dos Homens, bem como da Lei de Deus, somos todos iguais em Dignidade e direitos.
Vale ressaltar,a DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS -
Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III)
da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948:
Artigo I -
Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.
Enfim, DIGO NÃO! DE FORMA INCONDICIONAL, a qualquer espécie preconceituosa, seja ela configurada explicitamente ou "velada".. "Mascarada"!
Destarte, não devemos nos "calar". Diante de fatos irrefutáveis que caracterizem condutas PRECONCEITUOSAS!
Postar um comentário