Da mesma maneira que os aparelhos
eletrônicos como smartphones, por exemplo, tirou a privacidade das pessoas e as
expuseram para a sociedade tornando público tudo que antes ocorria no privado
ou ocultamente, as redes sociais também está sendo um mecanismo usado pela
sociedade para fazer suas reivindicações, reclamações através de vídeos, comentários
e fotos expondo as empresas.
Pois bem, as redes sociais tem
tornado uma dor de cabeça para muitas empresas, porque, ela tornou-se um grande
aliado da sociedade para denunciar a insatisfação do cliente quando é mal
atendido por uma empresa seja ao adquirir um produto ou serviço. Hoje é
comum o cidadão ao estar descontente com alguma empresa, a primeira atitude é
postar nas redes sociais e logo o poste tem grande repercussão, criando um
constrangimento e de alguma maneira maculando o nome da empresa.
Esta nova realidade vem como um
benefício para a melhoria na qualidade de atendimento aos consumidores, já que,
o que mais uma empresa teme é ter seu nome veiculado negativamente na mídia,
pois, isto reflete diretamente na perda de clientes e é tudo que as empresas
não querem, principalmente, as redes como os hipermercados, magazines e instituições.
Não todos, mas, a maioria dos grandes
magazines, hipermercados ou mesmo instituições financeiras sempre trataram os clientes
como mais um comprador, oferecendo a ele mau atendimento, principalmente, em
relação a trocas de produtos com defeitos e outros. Agindo com duas caras, ou
seja, para vender ao cliente elas usam toda alegria, com sorriso largo na boca,
toda cordialidade e mil promessas, porém, depois de efetuada a venda, viram as
costas para o cliente e o trata com indiferença, enrolando-o caso o bem adquirido
tenha algum defeito ou cause uma insatisfação.
Portanto, as redes sociais tornou-se
um aliado do cidadão e está exigindo das empresas uma melhoraria na qualidade
de seu atendimento, não somente sua abordagem ao cliente, mas, num todo, principalmente
no pós venda, porque ela tornou-se uma vitrine e sem vidros blindados, cuja, um
pequeno toque se quebra. Como exposto acima, as multas, as indenizações que
porventura a empresa tenha que pagar ou ressarcir não é tão prejudicial para
uma empresa quanto a sua reputação diante a sociedade, pois, as redes sociais é
hoje um boca-a-boca virtual que possui um efeito avassalador e destruidor para a imagem de uma empresa, principalmente
as grandes redes de magazines, hipermercados e instituições bancárias e as
outras de modo geral.
Enfim, a sociedade tem hoje uma
grande arma nas mãos que pode ser ainda mais poderosa quem vem aliar-se com o
Código do Consumidor, porém com o efeito muito mais negativo para empresa que o
próprio Código, basta o consumidor ter criatividade para elaborar a postagem.
Ataíde Lemos
Um comentário:
Uma matéria que vale a pena ser lida
Com tudo isso sempre temos como tentar acertar.
Postar um comentário