Tenho vários artigos, poesias, frases sobre corrupção. Acredito que como escritor, poeta não posso furtar-me de escrever sobre este tema, pois, todo aquele que, de alguma forma, é formador de opinião deve também escrever temas sociais e promover reflexões sobre assuntos do cotidiano.
Este mês (Março de 2012), três fatos de corrupção causaram indignação nacional e particurlamente para a população de Ouro Fino, município do Estado de Minas Gerais a qual resido.
Os fatos foram: O esquema de corrupção que ocorrem nas licitações públicas denunciados pelo Fantástico. Um esquema entre 4 empresas num hospital público. Porém, sabemos que este tipo de corrupção é algo rotineiro e que ocorre em todo o País, como foi dito, inclusive, por uma das agentes que praticava corrupção para ganhar uma licitação.
Este tipo de crime de corrupção que foi exposto para todo o Brasil, através do Fantástico é uma das inúmeras formas de corrupção existente no poder público, porém sabemos que há inúmeras outras maneiras de corrupção que não deixam vestígios. Corrupções que são de pequenas quantidades de dinheiro, mas que se tornam grandes volumes, desvios como, por exemplo, alteração de uma nota fiscal de almoço, uma nota fiscal maior de gasolina, entre tanto outros que podem parecer desvios insignificantes, mas praticados por inúmeras pessoas, somam-se autos montantes. Estes pequenos desvios são mais difíceis de serem detectados, porém, causam enormes rombos nos cofres públicos. Quantos e quantos servidores promovem este tipo de corrupção sejam eles nas esferas estaduais, municipais e federal e também nos Três Poderes?
Outro fato ocorrido neste mês de Março é também de âmbito nacional e foi político. Fato este que deixou muitas pessoas decepcionadas com a classe política. O senador da republica, Demóstenes Torres (DEM-Go); senador este, até então, acima de qualquer suspeita. Um senador que era comum aparecer na mídia condenando a corrupção. Um dos que estiveram à frente na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), do Mensalão e vários outras CPIs que se referiam aos atos ilícitos do governo é flagrado em conversas telefônicas com um dos maiores contraventores dos jogos eletrônicos do País, Carlinhos Cachoeira.
Acredito que este fato político ocorrido, foi um grande golpe na credibilidade dos políticos. Muitos de seus pares estão atônitos, pois Demóstenes Torres, sempre demonstrou ser uma pessoa autentica. Demóstenes Torres é procurador de justiça. Foi professor concursado em escola pública, revisor de jornal e advogado. Passou em concursos públicos de Delegado de Polícia e Promotor de Justiça. Optou pelo Ministério Público. Foi duas vezes eleito procurador-geral de justiça e presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça. Como secretário de Segurança Pública e Justiça, reduziu a criminalidade e foi premiado pela ONU. Ou seja, um homem, acima de qualquer suspeita, descobre-se que está envolvido com um criminoso que está preso por ser um dos maiores contraventores do País.
Ataíde Lemos
Escritor e poeta
Nenhum comentário:
Postar um comentário