quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Advogado do Diabo (Lei Seca)



Advogado do Diabo (Lei Seca)

Tenho vários escritos sobre a Lei Seca, cujo teço criticas por entender que todos, de certa forma, foram punidos por esta Lei, Embora, ela tenha um ponto fundamental e que deve ser aplaudida por toda sociedade brasileira, isto é, punir aquele que através de uma arma chamada veiculo, causa inúmeras mortes no transito. Sendo assim, neste aspecto a Lei Seca avançou e deve ser aplaudida. No entanto, ela acabou punindo todos, pela sua tolerância zero.

A Lei Seca seria mais aceita pela sociedade, se de fato, fosse punitiva aos alcoólatras e não a sociedade em geral, pois deveria ter uma tolerância mínima onde, todos não fossem punidos, devido à irresponsabilidade de uma minoria que causam uma grande violência no transito por serem pessoas que tem problema com álcool.

 Infelizmente, poucos têm ciência de que o alcoolismo é uma doença que está acima da Lei. Aquele que tem problema com o álcool, não possui controle sobre ele, lei nenhuma vai fazer com que esta pessoa beba moderadamente ou socialmente como se diz. Ou seja, quem tem problemas com o álcool é um suicida ou homicida ambulante. Neste sentido, nem poderia ter direito tirar uma carteira de habilitação, por ser um assassino em potencial.

No entanto, grande maioria dos cidadãos não são alcoólatras e sim pessoas responsáveis que mesmo participando de eventos onde haja bebidas alcoólicas, tem plena consciência de sua responsabilidade ao pegar o volante, se assim não fosse, os índices de acidentes por pessoas que ingerem álcool seriam 10 a 20 maiores do que há atualmente.

É simples observar esta constatação colocada no texto, basta reportarmos todas as matérias veiculadas nas mídias dos casos de acidentes por embriagues. Na maioria delas, os condutores estão completamente embriagados, ou seja, é visível que são pessoas que não possuem controle na ingestão de bebidas alcoólicas, portanto, não são os que beberam uma ou duas latinhas de cervejas.

O intuito deste texto não é defender o motorista alcoólatra, mas refletir que esta lei é injusta, punindo todos como se fossem alcoólatras e irresponsáveis, o que não é verdade. Quantas vezes, assistimos matérias, onde autoridades (delegados, políticos, juizes, etc) personalidades recusaram soprar o bafômetro. Isto, não ocorreu por estarem embriagados, mas pelo receio das multa e outras penalidades prevista na lei por terem ingerido bebidas que contem álcool?

Enfim, nota 10 a Lei Seca pela punição para pessoas alcoolizadas, mas zero por, colocar todos numa mesma vala, não possuindo uma tolerância mínima. Não há duvidas que se ao invés de tolerância zero houvesse uma tolerância mínima e punição severa como está na lei e que, também houvesse uma estrutura de fiscalização rigorosa, ela  seria aplaudida por todos.

Ataíde Lemos
            Escritor & Poeta 

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Uma nuvem escura no governo do PT




Uma nuvem escura no governo do PT

A Dilma está se demonstrando uma presidente fraca, tem tomado atitudes que está comprometendo de maneira sistemática sua popularidade frente à opinião pública e fortalecendo a candidatura de Aécio Neves.

Gostaria de citar alguns pontos pelos quais pode se notar suas fraquezas:

1.      Ela fala de mais e age pouco. A presidente Dilma, tem anunciado muitas políticas públicas que não estão passando de discursos.

2.      No episódio da Lei dos Royalties, ela amarelou diante a pressão do governador do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, ao vetar artigos dados como certo que sancionaria, contrariando assim, os interesses do Brasil a favor destes dois Estado.

Esta posição de Dilma, levou o Senado Federal aprovar em regime de urgência, requerimento para derrubar os vetos dados por ela. Ou seja, o gestor público (presidente, governador, prefeito), não pode dar sinal de fraqueza, pois, assim ele perde a credibilidade junto a sociedade e os poderes constituídos.

3.      Caso Lula. Este, acredito que de todos ser o mais grave, pois, ela está tomando partido e ajudando a blindar uma pessoa que está suja e que, mais cedo ou mais tarde, irão aparecer as provas da sua atuação e comando no caso do Mensalão, além das outras denuncias que estão surgindo como, por exemplo, o caso da chefe de gabinete da Presidência  da Republica em São Paulo Rosemary .

Dilma está perdendo o controle da situação, porém, já era previsto, pois, ela foi uma presidente feita por Lula e pela cúpula podre do PT. Infelizmente, a população foi enganada, iludida por um presidente corrupto que construiu uma grande ilusão e conquistou o povo brasileiro. No entanto, com o tempo tudo que se escondia por debaixo do tapete começa a vir à tona.

É muito prematuro dizer, mas Dilma faz parte também dos companheiros de Lula. Embora, ela tenha pego carona no PT, pois, era filiada ao PDT de Brizola, ganhou a simpatia de Lula, fazendo parte de seus dois governos e inclusive, foi chefe de gabinete da presidência (cargo de extrema confiança da presidência), logo que José Dirceu caiu, portanto, torna-se meio nebulosa ela não saber do que acontecia também na presidência, em relação ao Mensalão.

Enfim, há muita sujeira debaixo do tapete presidencial e parece que as coisas começam a vir à tona e isto enfraquece tanto o Executivo quanto o PT. Se este Partido político quiser se safar e dar a volta por cima será necessário romper definitivamente com esta cúpula corrupta o quanto antes possível. Romper com esta cúpula que não se limita aos condenados do Mensalão, mas todos estes que fizerem do PT um partido corrupto, inclusive, seu patrono Lula.

Certamente, será muito difícil Dilma romper com Lula, e ser a nova liderança deste novo PT , pois, ela infelizmente, está comprometida com ele, até porque, ela só é presidente devido ao Lula. Neste sentido o futuro é muito sombrio para o PT , há não ser que tenhamos num futuro bem próximo um Golpe de Estado.

Ataíde Lemos
Escritor&Poeta 

domingo, 2 de dezembro de 2012

Bolsa família e Seguro Desemprego




Bolsa família e Seguro Desemprego

           As políticas sociais do governo federal como; Bolsa Família, Seguro Desemprego são importantíssimas e essenciais como medidas emergenciais. Como pessoas espirituais ou mesmo que ama o próximo, independente ter uma crença ou ser ateu, temos dentro de nós um espírito solidário e concordamos com estas políticas de ação imediata contra a miséria e a fome. Esta é uma forma de suprir as necessidades básicas seja daquele que não possui uma renda mínima para sobreviver ou daquele que de uma hora para outra se encontra desempregado.

Porém, a critica que se faz nestas políticas é que não há políticas consistentes para que as famílias que são subsidiadas e ingressam nestes benefícios saem, ou seja, o governo por faltas de políticas sociais complementares, permite que estas pessoas permaneçam nelas, incentivando assim, a permissividade, ou seja, permitindo que muitos usem vários meios para, ainda que melhorando suas condições financeiras, continuem recebendo tais benefícios. Ou pior, o governo acaba incentivando e educando muitos negativamente, isto é, não buscarem meios para melhoramento de suas condições sociais e financeiras, tornando-se “parasitas”.

Como citado acima, estas políticas devem ser de cunho imediato, ou seja, dar os primeiros socorros e não permitir que os usuários permaneçam eternamente recebendo e até indevidamente ou porque perderam a coragem de trabalharem.

O governo precisa ter medidas austera que exige do beneficiário do Bolsa Família, não somente o cartão de vacinação ou freqüência escolar, mas sim, obrigações que exigem que os beneficiários tenham um tempo predeterminado dentro do beneficio e exija dele comprovações como qualificação profissional. Muitos acabam deixando de trabalhar ou mesmo, arrumam empregos informais para não perder tais benefícios.

Um outro exemplo clássico é seguro desemprego. Um benefício que também é de cunho emergencial, mas que tem causado uma pouca vergonha, pois, muitos não fixam em empregos apenas para receberem o seguro desemprego. Ou seja, trabalham por um tempo determinado, negociam com seus empregadores para que demitam, simplesmente, para receberem o seguro desemprego.

Neste beneficio social (seguro desemprego), embora, exista um período determinado para receber o seguro, os beneficiários sempre encontram um jeitinho para receberem continuamente entrando e saindo dos empregos. A contra-partida existente, é muito branda e ineficiente.

Penso que um beneficiário do seguro desemprego, para ter direito ao beneficio deveria obrigatoriamente, no período deste recebimento, ter  x horas, para procurar novo emprego; x horas, para fazer cursos de qualificações e x horas, ele deveria ser obrigado a trabalhar numa instituição social voluntariamente. Desta forma este beneficiário teria seu dia preenchido de atividades, obrigando-o buscar um emprego mais rápido possível. Ainda é preciso dizer que, quantos beneficiários do seguro desempregos possuem atividades des trabalhos informais conjuntamente com o recebimento deste beneficio, só para não perderem o seguro desemprego?

Enfim, estas 2 políticas públicas sociais da forma como estão e que o governo prefere não mexer, torna-se evidente que são políticas assistencialistas cujo objetivo é conquistar votos sem compromisso com a melhoria na qualidade de vida destes beneficiários. Em outras palavras é um curral eleitoral sofisticado.

Ataíde Lemos
           Escritor&Poeta 

Agora o alvo é o Ministro Fux




Agora o alvo é o Ministro Fux

          Mais uma vez, o PT lamenta e solta seu veneno aos ministros do STF. Primeiro foi o ministro Joaquim Barbosa, agora, querendo insinuar que ministro Fux é um traidor e é alguém também é igual aos bandidos e condenados pelo mensalão, pois pediu a eles (os membros da quadrilha) indicação para ser ministro do STF.

O PT (sua cúpula, os Petralhas), procura sujar a biografia de Fux aproveitando o escândalo Porto Seguro, para dizer que Fux procurou José Dirceu para que o indicasse a ministro do STF, obrigando-o assim, dar uma entrevista através da Folha de São, para que o povo brasileiro tivesse os esclarecimentos do ocorrido.

Li atentamente seu relato sobre o tema, ficou claro nele que o interesse do PT em sua indicação era aliviar os ladrões do mensalão. Acreditando que ele seria a pessoa indicada para votar a favor da quadrilha.

Segundo o que o ministro Fux relata em sua entrevista, este procedimento é normal, pois, uma indicação não está somente baseada no currículo de um pretendente, mas em indicações de pessoas influentes como políticos e outros. Porém, uma coisa, não tem nada haver com a outra. Quem nunca ouviu falar do Pistolão, ou seja, quem indica? Portanto, isto é normal de ocorrer. No entanto, o que se dá para perceber neste episódio é que para o PT, o interesse na indicação para ministro do TSF o então Fux, seria uma maneira de depois ter a sua retribuição, ou seja, absolvição da quadrilha no processo do mensalão.

Como disse o ministro em sua entrevista, sem conhecer o processo, chegou até acreditar que a quadrilha poderia ser absolvida, pois como eles procuraram passar para impressa, é que tudo que se dizia contra eles no processo não havia provas. No entanto, não foi o que ele comprovou ao examinar folha por folha do processo, quando então ministro. Segundo ele a frase foi “...fiquei estarrecido...”

Esta entrevista dada por Fux na Folha de São Paulo (02/12/2012), serviu para que exaltemos alem do ministro Joaquim Barbosa pela sua coragem como relator, agora a este outro, o ministro Lux, que através de sua posição fez um julgamento condizente com a ética e moralidade, votando com o Brasil e não com os corruptos que roubaram a Nação. Sua postura no julgamento foi crucial para a condenação da quadrilha, pois, em algumas das votações seu voto foi crucial para a condenação.

Certamente, sabemos que todos os ministros do STF que condenaram a quadrilha do mensalão sofrerão retaliações, terão seus nomes vinculados nas mídias como pessoas não éticas. Esta corja procurará macular suas biografias. No entanto, o povo brasileiro está com eles e nada vai ofuscar o trabalho exemplar que foi o resgate que este nossos heróis proporcionaram para a melhoria na auto estima do povo brasileiro. As grandes maiorias dos brasileiros conhecem aqueles que procuram e procurarão manchar as biografias dos ministros do STF. Portanto, jamais estes fichas-sujas, terão créditos em mentiras contra pessoas de bem. 

Ataíde Lemos
            Escritor&Poeta